Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

A festa da Taça

VÁRIOS EMBLEMAS DO ESCALÃO MÁXIMO TIVERAM DE SUAR A CAMISOLA

 

TAÇA DE PORTUGAL - 3ª ELIMINATÓRIA

 

Equipas como a Académica, o Beira-Mar, o Braga, o Nacional, o Olhanense, o Paços de Ferreira ou o Vitória de Setúbal, tiveram de suar (muito) a camisola para seguirem em frente após medirem forças com formações de escalões inferiores. O Beira-Mar, o Olhanense e o Paços de Ferreira foram sujeitos ao desempate através das grandes penalidades. A eliminação da União de Leiria na recepção ao União da Madeira foi a grande surpresa da terceira ronda.

 

1º de DEZEMBRO - SPORTING DE BRAGA

 

Os bracarenses venceram pela margem mínima (2-1) com dois golos obtidos ainda no primeiro tempo. Foi também no primeiro período de jogo que a formação da casa reduziu o marcador. Na segunda parte o Braga não se livrou de um ou outro susto e ainda viu uma bola na barra da sua baliza, que poderia ter forçado prolongamento - quem sabe se a história não teria sido outra. Convém lembrar que o 1º de Dezembro milita na terceira divisão nacional.

 

GIL VICENTE - VITÓRIA DE SETÚBAL

 

Injusto, muito injusto foi o apuramento do Vitória no desempate por penalties. O líder da Liga Orangina, comandato por Paulo Alves, mostrou credenciais na recepção aos sadinos e fez tudo para seguir em frente rumo à quarta elimiantória da competição. Depois de 120 minutos com as duas equipas empatadas a um, os visitantes foram mais felizes nos pontapés da marca dos onze metros, que lhes permite continuar em prova. O Gil não merecia ficar pelo caminho tão cedo.

 

CESARENSE - ACADÉMICA

 

Poucos acreditariam que a discussão na eliminatória entre o Cesarense (2ª Divisão) e a Académica (uma das revelações da época) fosse além dos 90 minutos de jogo, ainda para mais, quando à meia hora de jogo Diogo Valente colocou os estudantes na frente do marcador. O Cesarente nunca se deixou intimidar, nem mesmo depois do golo, e na segunda parte (54 minutos), Toninho restabeleceu a igualdade e fez sonhar a equipa da Segunda Divisão. O minuto 90 chegou com um empate a um golo, e obrigou as duas formações a tempo extra. Em cima dos 120 minutos (a roçar as grandes penalidades), Bishoff apontou o golo do triunfo - o Cesarense merecia ter discutido a passagem nos penalties.

 

MIRANDELA - BEIRA-MAR

 

O Beira-Mar esteve a um pequeno passo de evitar o prolongamento e as consequentes grandes penalidades. Aos 90 minutos os aveirenses venciam por 1-0, com um golo do brasileiro Ronny, e provavelmente já faziam contas à vida quando do céu, caiu uma grande penalidade que deu a oportunidades ao Mirandela de igualar o marcador e forçar o prolongamento - de forma justíssima. Nas penalidades os visitantes foram mais esclarecidos e venceram por 4-2.

 

NACIONAL - PADROENSE

 

Na Choupana o Nacional da Madeira não necessitou de penalidades nem de prolongamento (por pouco), no entanto enfrentou grandes dificuldades no seu terreno para levar de vencido o Padroense da Segunda Divisão. Os Madeirenses venceram por 4-2 - o resultado final é mesmo enganador. Aos 86 minutos o marcador registava uma igualdade a duas bolas. O Padroense chegou mesmo a estar em vantagem durante meia hora, até que o Nacional virou o jogo, mas consentiu o empate. Nos minutos finais resolveu  a questão.

 

NAVAL - MARÍTIMO

 

A Naval 1º de Maio que protagonizou a primeira chicotada psicológica na Liga principal, continua afastada dos melhores resultados e foi afastada da prova pelo Marítimo, que conseguiu a primeira vitória na temporada 10/11. No único jogo da terceira eliminatória que colocou frente-a-frente equipas do escalão máximo, os insulares foram mais fortes e venceram por 2-0, com golos de Kléber e Tchô. Este jogo ficou marcado pelo regresso de Rogério Gonçalves ao comando da Naval.

 

SERTANENSE - OLHANENSE

 

O Sertanense da Segunda Divisão (eliminado pelo Porto nas últimas três edições da prova), foi outra das equipas de um escalão inferior que fez a vida negra a um emblema do escalão máximo do nosso futebol, o Olhanense (que arrancou de forma inesperada esta temporada) foi a vítima. A equipa da Sertã foi claramente superior e merecia ter seguido em frente, mas caiu nas grandes penalidades, onde o conjunto algarvio foi bem mais forte e venceu por expressivos 4-1, depois de 120 minutos sem que se tivesse marcado qualquer golo.

 

PAÇOS DE FERREIRA - S. JOÃO VER

 

No Paços de Ferreira - S. João Ver, encontramos outro resultado que não traduziu em nada o que se passou nos 90 minutos de jogo entre as duas equipas. O Paços venceu por 3-1, por ter sido mais eficaz - apenas e só por esse factor. A equipa que milita na Terceira Divisão lutou até aos últimos minutos de jogo, e não mereceria ter caído da forma que caiu. O jogo esteve empatado a um golo durante muito tempo, até que Javier Cohene desfez a igualdade e confirmou a passagem com um bis. Há um lance crucial no jogo. Uma suposta grande penalidade não assinalada poderia ter dado a hipótese da equipa visitante chegar ao empate. Foi já com um três a um final, que o S. João Ver desperdiçou um penalty.

 

PORTIMONENSE - CINFÃES

 

A passagem à próxima fase nunca esteve ameaçada, ainda assim, o Portimonense só a conseguiu confirmar em definitivo quando o chinês Fangzuo, antigo jogador do Manchester United fez o segundo golo dos algarvios, e colocou um ponto final no resultado final (2-0). O tento do atacante asiático foi apontado ao minuto 84. Na primeira parte o Cinfães mostrou o seu atrevimento, mas nunca passou disso. Olhanense e Portimonense são os únicos clubes algarvios ainda em prova. Farense, Lagoa e Louletano ficaram pelo caminho.

 

RIO AVE - ESTRELA DE VENDAS NOVAS

 

O triunfo do Rio Ave, o primeiro na presente época também não merece qualquer contestação. Frente a um adversário teoricamente mais fraco, a equipa de Vila do Conde fez questão de não complicar as coisas e não facilitou, ao vencer por 4-1. Este poderá ser o ponto de viragem na equipa de Carlos Brito, que divide a última posição da Liga Zon Sagres com o Marítimo (que curiosamente também seguiu em frente).

 

VITÓRIA DE GUIMARÃES - MALVEIRA

 

O Vitória de Guimarães (que também atravessa um bom momento) foi a par do Porto, do Benfica e do Rio Ave, uma das equipas que ultrapassou o seu opositor com relativa facilidade. No Afonso Henriques os adeptos vimaranenses tiveram uma tarde bem tranquila. A formação minhota venceu de forma incontestável por 4-0. Toscano abriu o marcador. A três minutos do apito final, foi outro brasileiro a fechar a contagem - Maranhão.

 

LISTA COMPLETA DE EQUIPAS APURADAS PARA A QUARTA ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL

 

- Académica

- Atlético

- Beira-Mar

- Benfica

- Bombarralense

- Braga

- Carregado

- Feirense

- Juventude de Évora

- Leixões

- Marítimo

- Merelinense

- Moreirense

- Mondinense

- Nacional

- Olhanense

- Paços de Ferreira

- Pinhalnovense

- Portimonense

- Porto

- Ribeirão

- Rio Ave

- Santa Maria

- Sporting

- Sporting de Espinho

- Tirsense

- Torreense

- Tourizense

- União da Madeira

- Vitória de Guimarães

- Vitória de Setúbal

 

O vencedor do Varzim - Gondomar juntar-se-á a esta lista.

tags:

publicado por andre--- às 17:30
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

.links

origem
Directorio de Blogs Portugueses
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
online
blogs SAPO

.subscrever feeds