Portugal venceu Malta por 4-0 (Nani ; Simão, Veloso e Edinho) ontem há noite em Guimarães e, garantiu o seu primeiro play off de aceso a uma fase final de um Campeonato do Mundo. Foi com calma, facilidade e muita tranquilidade, que a selecção das quinas fechou o grupo 1 da zona europeia, com mais um triunfo. Recorde-se que o primeiro jogo do grupo havia sido em Malta. Três a zero tinha sido o resultado final. Portugal abriu e fechou com chave de ouro a classificação.
Guimarães encheu-se de fé e de esperança. Ao contrário de outras alturas, dependíamos só de nós. E a tarefa era tão fácil - Era só vencer Malta. A selecção mais frágil do grupo (não marcou um único golo). Motivação era a palavra de ordem no seio do grupo. A vitória na Luz sobre a Hungria tinha colocado de novo o Mundial 2010 no horizonte dos Portugueses. A selecção entrou ansiosa, o único facto que justifica algumas perdidas escandalosas nos primeiros minutos de jogo. Vontade e atitude nunca faltou ao conjunto Português.
Como já nos habituou, Carlos Queiroz voltou a mexer no onze. Pepe preencheu o lugar que nos últimos jogos havia sido ocupado por Bruno Alves. O luso-brasileiro regressou ao onze depois do castigo e voltou a fazer parelha com Ricardo Carvalho. No lado esquerdo da linha defensiva saiu Duda, para dar lugar a Miguel Veloso. Na frente de ataque surgiu Nani em detrimento do lesionado Cristiano Ronaldo.
Quando se encontram duas equipas com níveis de qualidade completamente diferentes, o mais certo é haver uma goleada. E foi o que aconteceu no D. Afonso Henriques ontem há noite. Nani que comecou de inicio, foi sempre um dos mais activos na primeira parte. Depois de alguma perdidas, o jogador do Manchester United fez o Afonso Henriques explodir pela primeira vez aos 14 minutos do primeiro tempo. Depois de um bom remate. Era o seu terceiro golo na fase de qualificação. A resistência de Malta durava apenas 13 minutos. Ao sexto remate à baliza de Hogg, portugal chegava ao golo com naturalidade.
O jogo de ontem, como já se esperava, foi demasiado previsível. Num lado assistiamos ao futebol atacante da selecção nacional, que tentava chegar rapidamente ao golo. No outro uma equipa que veio fazer o seu papel como se costuma dizer. Defender, defender, estacionar o autocarro e, quando tivesse a oportunidade de explorar um contra ataque, era aproveitar. Algo que raramente aconteceu. Eduardo foi um mero espectador. Uma noite tranquila.
A selecção Cumpriu, nem se esperava outra coisa. Agora é esperar pelo derradeiro adversário. Dois jogos frente a uma destas quatro equipas : Bósnia ; Eslovénia ; Rep. da Irlanda e Ucrânia. Derradeiro adversário e derradeira oportunidade de garantir uma presença na África do Sul. Oportunidade essa que chegou a ser um autêntico milagre.
Nos outros jogos do grupo houve uma surpresa. A derrota caseira da Dinamarca diante da Hungria. A Suécia venceu em casa a Albânia por 4-1.
Classificação Geral do grupo 1
Dinamarca - 21 pontos
Portugal - 19 pontos
Suécia - 18 pontos
Hungria - 16 pontos
Albânia - 7 pontos
Malta - 1 ponto
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...