É o derradeiro obstáculo rumo ao Mundial 2010. Se Portugal quiser estar presente na África do Sul, terá de ultrapassar a próxima eliminatória. Não havia muito por onde escolher. Eram apenas quatro os possíveis adversários de Portugal, no playoff de acesso ao Campeonato do Mundo no próximo ano, na África do Sul. Calhou-nos a Bósnia-Herzegovina.
Portugal foi cabeça-de-série e, evitou selecções como a França, Grécia ou a Rússia. Concordo em absoluto com Simão, quando ele diz que os Bósnios eram uma das selecções a evitar. Temeu-se bastante a Ucrânia, mas na minha opinião a mais complicada era mesmo aquela que nos calhou em sorte. No sorteio de anteontem em Zurique (Suíça).
Sem querer menosprezar a Rep. da Irlanda, Ucrânia ou Eslovénia, a Bósnia parece ser a mais complicada das quatro. Não é que seja um potência do futebol mundial, anda bem longe desse estatuto. Mas actualmente tem jogadores de grande nível. Alguns deles actuam mesmo nas melhores ligas europeias. Provavelmente, têm a sua melhor selecção de sempre.
Qualquer uma delas merece ser destacada, respeitada e elogiada. Pois terminaram em segundo lugar os respectivos grupos. Ainda assim, arrisco-me a dizer, que se a Bósnia-Herzegovina não tivesse calhado no grupo da magnifica Espanha, não me espantaria nada se tivesse ficado em primeiro no seu grupo. Teve uma prestação de magnifica. Mas como se viu, teve a infelicidade de calhar no grupo da campeã europeia, que diga-se de passagem, continua fortíssima.
A Bósnia era a equipa com o segundo pior ranking mundial de entre os quatro possíveis adversários que poderiam ter calhado à equipa de Queiroz. Aspecto pouco relevante. Turquia à partida também era uma selecção bem mais cotada e, ficou-se pela terceira posição do grupo 5. Ou a própria Bélgica, que não foi além da quarta posição. Em dez partidas realizadas no seu grupo. Os Bósnios venceram seis, empataram uma e perderam três. " Marcaram 25 golos. " Menos três que a Espanha. Sofreram 13.
A grande força da equipa reside essencialmente no seu ataque. A sua linha avançada é de grande nível. Capaz de meter em sentido qualquer defesa. Dzeko é talvez o nome mais sonante desta selecção. O ponta-de-lança do Wolfsburg, foi decisivo na temporada passada ao serviço do seu clube. Onde se sagrou campeão da Alemanha. E foi sem dúvida um dos mais importantes na fase de apuramento. As suas importantes prestações, valeram lhe uma nomeação para a bola de ouro.
Jogadores como : Asmir Begovic ; Emir Spahic ; Misimovic ; Miralem Pjanić ; Elvir Rahimic ; Sejad Salihovic ; Ibisevic ou Muslimovic, já não passam despercebidos aos amantes do futebol. Miroslav Blažević, seleccionado croata da Bósnia já defrontou Portugal. Na altura perdeu por 3-0, no terceiro jogo da fase de grupos do Euro 96. Os duelos estão agendados para o próximo mês de novembro. Nos dias 14 e 18. Portugal joga em casa na primeira mão ( Estádio da Luz).
OS OUTROS JOGOS
República da Irlanda (34.º) - França (9.º)
Grécia (16.º) - Ucrânia (22.º)
Rússia (12.º) - Eslovénia (49.º)
Entre parêntesis, as classificações de cada selecção no "ranking" da FIFA publicado a 16 de Outubro de 2009.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...