A jornada 10 da Liga Sagres teve o seu início na sexta-feira passada no Restelo, com o surpreendente Belenenses - Paços de Ferreira. Os castores deslocaram-se até Lisboa para causarem sensação. Três golos sem resposta da equipa Pacense, conferiram a primeira vitória de Ulisses Morais com treinador do Paços. Cristiano e William, foram os carrascos dos azuis do Restelo. Que na jornada passada tinham conseguido pontuar no Dragão. Poderia ter sido o tónico para regressarem aos triunfos. Puro engano. Ainda só conseguiram uma vitória, logo na segunda jornada, na recepção à Naval. Ulisses Morais ainda era o treinador da formação da Figueira da Foz. Isto na segunda jornada. Portanto já lá vão 8 rondas sem triunfos. O que faz com que a equipa ocupe uma das últimas posições(14ª), com 8 pontos. Vitória importante do Paços de Ferreira, que chegou aos 10 pontos, e subiu duas posições na classificação. Poderá ter sido o ponto de viragem para os lados da Mata Real. O Belenenses nas primeiras jornadas, deixou no ar a ideia de poder vir a ser equipa para se posicionar a meio da tabela. No entanto, as jornadas seguintes vieram demonstrar, que muito provavelmente, irão ter dificuldades para se manterem entre os grandes.
No Bonfim, Vitória de Setúbal e Olhanense proporcionaram um mau espectáculo de futebol, aos mais de 4 mil adeptos das duas equipas, que fizeram questão de marcar presença naquele que foi o segundo jogo da jornada. Um empate sem golos foi o score final de um dos piores desafios da competição até à data. Resultado mais que justo, num encontro péssimo, chato e demasiado faltoso. Recheado de cartões. No total, foram mostrados pelo juiz da partida : Marco Ferreira ; dez amarelos e um vermelho. Miguel Garcia recebeu a segunda ordem de expulsão em apenas 10 desafios. Setúbal e Olhanense começam a dar mostras de serem dois dos principais candidatos à despromoção. Oito pontos vão mantendo para já as duas equipas por cima da linha de água.
A Liga Sagres 09/10 deixou de contar com equipas invencíveis. O Sporting Braga, que lidera em conjunto com o Benfica, foi a última formação a perder tal estatuto. Caiu em Guimarães no derbi do Minho. Um golo estupendo do Francês Desmarets, colocou um ponto final na invencibilidade dos arsenalistas. Um dia tinha de acontecer. Palavras do médio Brasileiro Vandinho, no final do jogo grande da jornada. Hugo Viana foi expulso, num desafio que podia ter oferecido mais do que um golo. No primeiro tempo só eu Vitória. O Braga reagiu na segunda metade. Mas o resultado já não se alterou. Paulo Sérgio venceu e convenceu no seu terceiro jogo do campeonato como treinador do Guimarães que, com este triunfo subiu ao 9º lugar. O Benfica aproveitou o deslize do conjunto de Domingos Paciência. E voltou a igualar os Minhotos.
Divião de pontos em Leiria. A Académica de André Villas Boas, deixou escapar a vitória. Marcou o primeiro golo do jogo aos 89 minutos por Cris. E que golo. Toque de calcanhar do médio Português. Um minuto depois, o central Brasileiro Diego Gaúcho repôs a igualdade. Através de um pontapé de canto. Os estudantes pontuaram pelo segundo jogo consecutivo, com o seu novo treinador. Que pode estar na lista de preferências do Sporting, para suceder a Paulo Bento. Os Leirienses continuam sem perder. Lito Vidigal completou o seu terceiro jogo em Leiria sempre a pontuar. Académica continua no último lugar. O Leiria é sétimo.
O jogo mais polémico da ronda ocorreu em Matosinhos, na recepção do Leixões de José Mota ao Nacional da Madeira de Manuel Machado. Os visitantes venceram por 4-2. Num encontro com arbitragem muita contestada pela formação da casa. João Capela assinalou três grandes penalidade e expulsou 3 elementos do Leixões. Um deles, o seu treinador : José Mota. Os outros dois foram : Zé Manuel e Nuno Silva. O triunfo forasteiro permitiu aos insulares ascenderem ao 4º lugar da Liga com 17 pontos. Já o Leixões caiu para o 15º posto com oito pontos.
GOLO DA JORNADA
Desmarets - Guimarães
Cruzamento no lado direito de Nuno Assis, para o jogador Francês que, com um remate de primeira, fuzilou o guardião da selecção, Eduardo. Foi esta a jogada que derrubou um dos lideres, pela primeira vez esta temporada em jogos do campeonato.
ONZE DA JORNADA
Guarda redes - Peiser - Naval
Defesa esquerdo - Alonso - Marítimo
Defesa direito - André Pinto - Setúbal
Defesa central - Berger - Académica
Defesa central - Diego Gaúcho - Leiria
Médio - Javi García - Benfica
Médio - Desmarets - Guimarães
Avançado - Djalma - Marítimo
Avançado - Cristiano - Paços de Ferreira
Ponta de lança - Edgar - Nacional
Ponta de lança - João Tomás - Rio Ave
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...