Portugal venceu a Bósnia-Herzegovina ontem há noite no Estádio da Luz, na primeira mão do play-off de acesso ao campeonato do mundo por 1-0. Vantagem magra, mas importante. Um golo solitário de Bruno Alves ainda na primeira parte, deixou a selecção nacional em boa posição para seguir em frente rumo ao Mundial do próximo ano. Minuto 31 do primeiro tempo : cruzamento na direita de Nani ; os centrais Bósnios esqueceram-se de Bruno Alves, que através de um cabeceamento, deu vantagem ao conjunto da Carlos Queiroz.
Ontem, fomos bafejados pela sorte. Se não tivessem sido os ferros da baliza de Eduardo, estaríamos mais uma vez em apuros. É, que por três vezes, a bola esbarrou nos ferros da baliza do guarda redes Português. Duas na trave e uma no poste. A sorte que nos faltou em jogos anteriores, decidiu aparecer ontem e, acabou por ser decisiva.
Portugal foi uma equipa demasiado intermitente. De altos e baixos. Aparecia e dasaparecia com grande facilidade. Frente a uma Bósnia que pareceu algo nervosa nos primeiros instantes. E que veio jogar bastante fechada. Um erro, na minha opinião. Visto que esta selecção tem qualidades para se bater com qualquer equipa. Tem excelentes jogadores. É claramente mais forte em termos ofensivos. Defensivamente mostrou que ainda tem de crescer.
Privado de Cristiano Ronaldo, Queiroz apostou em Nani. Simão e Liedson completaram o trio da frente. Na linha média não houve Pedro Mendes, mas houve Pepe, que sem dar nas vistas continua a ser extremamente importante na manobra da equipa. Sublime em termos posicionais. Quase sempre no sitio certo. A grande surpresa estava guardada para o lado direito da Defensiva portuguesa. Paulo Ferreira rendeu Bosingwa (operado recentemente). Duda, Ricardo Carvalho e Bruno Alves preenchiam o eixo defensivo.
Sempre que Portugal colocava o pé no acelarador, crivava inumeros problemas aos Bósnios. Principalmente quando Deco pegava no jogo ou quando Nani arrancava pelo flanco. Foi graças a uma dessas arrancadas que Portugal chegou ao golo. Simão andou muito escondido. Quem passou ao lado do jogo foi o médio do Wolfsburg : Misimovic. E a Bósnia recentiu-se um pouco disso. Dzeko foi bem vigiado pelos centrais portugueses, e também não teve uma noite muito feliz. Mas numa das poucas situações em que teve tempo e espaço acertou na trave de Eduardo.
Bruno Alves igualou os avançados Hugo Almeida e Liedson com dois golos, nesta fase de apuramento para o mundial da África do Sul. Já tinha marcado na Albânia. Golo de cabeça nos instantes finais, garantiu três pontos importantes. Na vitória por 1-0.
Quarta-feira joga-se o derradeiro jogo. Portugal defronta a Bósnia em Zenica no Estádio Bilino Polje e parte com um golo de vantagem. Rahimic, Spahic e Muratovic ficam de fora do jogo da segunda mão por acumulação de amarelos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...