José Eduardo Bettencout já escolheu o sucessor de Paulo Bento no comando técnico dos leões. Carlos Carvalhal de 43 anos é o homem que se segue. Isto depois de as negociações com André Villas Boas (primeira opção) terem fracassado.
Num curto comunicado enviado ao mercado, os ‘leões' adiantam que o contrato celebrado com o ex-treinador do Marítimo, clube que abandonou em Setembro, "é válido até ao final da época desportiva em curso". O Sporting acrescenta que ficou com a opção de prolongar o contrato com Carlos Carvalhal até ao final da época 2010/2011.
Tal como José Eduardo Bettencourt fez questão de afirmar, é de facto uma escolha surpreendente. E, que para já parece não agradar ao universo leonino. Falou-se em Manuel Machado e Manuel Cajuda, mas o escolhido acabou mesmo por ser Carlos Carvalhal, que se encontrava sem clube. Depois de ter deixado o Marítimo à passagem da 6ª jornada, devido aos maus resultados. Três derrotas consecutivas colocaram um ponto final na passagem pelos insulares.
Foi justamente frente ao Sporting por duas ocasiões, que Carlos Carvalhal viveu os seus melhores momentos numa carreira que já conta com 11 anos. A primeira foi na longínqua temporada de 01/02, quando chegou à final da Taça de Portugal, na altura ao serviço do Leixões. Num percurso fantástico, visto que a equipa de Matosinhos estava na segunda divisão B. O Sporting venceu a final por 1-0 com o golo de Mário Jardel e fez a dobradinha.
Seis anos depois, Carlos Carvalhal vingou a derrota do Jamor, com um triunfo na Taça da Liga como treinador do Vitória de Setúbal. Os Sadinos bateram o Sporting no desempate por penalties no Estádio do Algarve. Nessa mesma época, o Sporting não conseguiu vencer o Vitória nos 4 jogos que realizou. Perdeu três e empatou um. Melhor temporada para já da carreira de Carlos Carvalhal. Que além de ter conquistada a Taça da Liga, deixou a equipa num surpreendente sexto lugar. A um ponto do Marítimo, quinto classificado.
A boa campanha no Bonfim, deu-lhe a oportunidade tentar a sua sorte no futebol estrangeiro, nomeadamente no futebol Grego ao serviço do Asteras Tripolis. A aventura por terras gregas durou poucos meses. Acertou a rescisão e regressou a Portugal. Para ingressar no Marítimo onde esteve pouco mais de uma temporada. Aos 43 anos chega a um dos grandes. O Sporting é o próximo desafio.
Percurso do novo treinador do Sporting :
2008/09 - 2009/10 - Marítimo
2008/09 - Asteras Tripolis
2007/08 - V. Setúbal
2006/07 - Beira-Mar
2006/07 - Sp. Braga
2004/05 - 2005/06 - Belenenses
2003/04 - V. Setúbal
2001/02 - 2002/03 - Leixões
2000/01 - Desp. Aves
1999/00 - Sp. Espinho
1998/99 - Freamunde
1998/99 - Sp. Espinho
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...