Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

África do Sul ai vamos nós !!!

O que durante meses se tornou quase impossível, improvável, uma autêntica miragem. Ontem, na Bósnia-Herzegovina, em Zenita, tornou-se real. A presença da Selecção Nacional no Mundial de 2010 na África do Sul. Foi um caminho longo, cheio de obstáculos. Mas, o mais importante, é que foi superado, com crer, esperança, coragem, esforço, espírito de entre-ajuda e muita força de vontade.

 

Foi um percurso atribulado, mas alcançado. Que terminou ontem há noite com mais um triunfo de Portugal frente aos Bósnios, por 1-0, no segundo jogo do playoff de acesso ao Campeonato do Mundo do próximo ano. Raul Meireles, o melhor em campo e o mais perdulário, foi o autor do único golo, num encontro de alto risco. Portugal juntou o útil ao agradável. É que além de ter vencido, com toda a justiça, ainda fez uma exibição acima da média. Sobretudo no segundo tempo. Onde dominou por completo a formação orientada pelo Croata Blazevic.

 

No primeiro tempo os Bósnios perante o seu público completamente fanático, não era para mais, ainda incomodaram a equipa da Carlos Queiroz. Que foi pressionada, mas, mais uma vez, saiu-se bem, mostrando que sabe superar todas as adversidades. Defensivamente, como em termos tácticos, a equipa das quinas teve irrepreensível. O sentido posicional do onze português e a solidez defensiva, saíram vencedores perante a capacidade e força física da selecção da casa.

 

É de lamentar que jogos desta importância sejam disputados em relvados impróprios para uma partida de futebol. Se o relvado de ontem estivesse em condições bem mais agradáveis, talvez o jogo tivesse tido um pouco mais de qualidade. E tivesse sido menos físico. Um terreno de jogo mal tratado condiciona e de que maneira, uma partida de futebol. Enfim. É caso para perguntar aos responsáveis da FIFA se estiveram atentos a todas estas condicionantes. Sem falar da fraca segurança do recinto desportivo. Da falta de respeito pelo Hino e, de todos os objectos que foram arremessados nas bancadas. Atingindo inclusive, um dos auxiliares do Italiano : Roberto Rosetti.

 

Carlos Queiroz como já nos foi habituando, voltou a surpreender em relação ao onze inicial. Deixou Deco no banco de suplentes e lançou o médio da Juventus, Tiago. Jogando no habitual 4x3x3, a selecção podia ter construído um resultado bem mais dilatado. Oportunidades não faltaram durante os 90 minutos de jogo. No segundo tempo então, chegaram a ser escandalosas. Raul Meireles, médio do Porto, foi o melhor em campo, mas nomes como Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Paulo Ferreira ou até Pepe, em nada lhe foram inferiores. Defensivamente Portugal foi uma equipa de grande classe. Apesar de um ou outro calafrio, não estivessem no outro lado, jogadores como : Pjanic, Dzeko ou Ibisevic.

 

Portugal tinha de conseguir superar os minutos iniciais. Conseguiu-o. Depois, foi controlando o jogo. A Bósnia chegou a dominar, mas sentiu sempre grandes problemas para ultrapassar a teia Portuguesa bem montada. Pepe como médio mais recuado, neste tipo de jogos, torna-se uma peça quase determinante, por vezes funcionava quase como terceiro central. Impecável nas compensações. Sempre no sitio certo. Pepe é o jogador ideal para aquela posição, mas só neste tipo de jogos. Onde é preciso correr atrás da bola, fechar, encurtar espaços. Fazer o típico jogo sujo, que por vezes se menciona. Nos jogos em casa, é mais aconselhável apostar num jogador que seja capaz de construir e transportar a bola. E Pepe não é esse tipo de jogador. Na minha opinião, claro.

 

Portugal vai estar assim, pela terceira vez consecutiva no Mundial (2002, 2006 e 2010). Não falha uma grande prova internacional desde o Euro 2000, onde chegou às meias-finais. É portanto a melhor década de sempre da selecção das quinas.

 

Depois de um início de apuramento bastante tremido, com 4 empates em 7 jogos. A selecção nacional somou a quinta vitória consecutiva e, o décimo jogo seguido sem perder a caminho do Campeonato do Mundo. Eduardo, guarda redes da selecção, já não sofre golos há mais de 500 minutos com a camisola das quinas. Portugal completou ainda a terceira fase de qualificação para um Mundial, sem derrotas fora de casa. Já lá vão 20 jogos e 12 anos. A última derrota aconteceu a 5 de Outubro de 96 em Kiev. Derrota por 2-1.

 

Depois do objectivo cumprido, é hora de começar a pensar no sorteio que se realiza já no dia 4 do próximo mês de Dezembro, na cidade do Cabo (África do Sul). A nossa selecção não será cabeça-de-série. 

 

Além de Portugal, também seguiram em frente depois dos playoffs : a França (com um golo irregular) ; a Eslóvenia e a Grécia. Pelo caminho ficaram : a Rússia, a rep. da Irlanda e a Ucrânia

 

Os 32 finalistas, da fase final do Mundial de 2010 na África do Sul.

 

África : África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria

 

Ásia: Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

América do Norte: Estados Unidos e México.

América Central : Honduras.

 

América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Europa: Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Sérvia, Suíça, Eslovénia, França, Portugal e Grécia.

Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

 


publicado por andre--- às 17:38
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds