A quarta ronda da Taça de Portugal ficou inevitavelmente marcada pela eliminação do Benfica, em pleno Estádio da Luz frente ao Vitória de Guimarães por 1-0. O Sporting seguiu em frente, após a estreia do seu novo técnico : Carlos Carvalhal. Os leões bateram no Restelo Os Pescadores da Costa da Caparica por 4-1, depois de terem ido para o intervalo em desvantagem. Também foi uma eliminatória marcada pelo equilibrio. Foram vários os encontros que só ficaram decididos graças aos pontapés da marca dos onze metros.
No Restelo, o Sporting ainda apanhou um valente susto. Foi para as cabines a perder por 1-0, diante do modesto Pescadores da Costa da Caparica. Líder da Terceira Divisão série F. Como se costuma dizer : o Sporting deu 45 minutos de avanço. No segundo tempo a história foi outra. Miguel Veloso decidiu mostrar serviço. Marcou dois golos. João Moutinho e Liedson apontaram os restantes. E a exibição dos comandados de Carlos Carvalhar nada teve a ver com a da primeira parte. Os Pescadores caíram de pé. Deixaram uma boa imagem do seu futebol, e tiveram bastante bem nos primeiros 45 minutos.
Na Luz, os encarnados ficaram pelo caminho, mais uma vez, frente ao Guimarães, que repetiu a gracinha de há dois anos atrás, quando também veio a Lisboa eliminar os encarnados pelo mesmo resultado : 1-0. Um golo de Lazaretti, de bola parada, ainda na primeira parte confirmou uma das supresas do dia. Os da casa ainda tentaram a igualdade, mas encontaram sempre pela frente um Nilson bastante seguro. A exibição encarnada não foi das melhores. O Benfica ficou fora da Taça. Já não marca presença no Jamor desde a época 04/05. Quando perdeu a final com o Setúbal por 2-1. Nessa temporada tinha ganho a Liga com o Italiano Trapattoni. O desejo de Jorge Jesus, de levar a equipa ao Jamor, foi por água abaixo.
Oliveirense e Porto esperam por uma nova data da Federação, para decidir quem seguirá em frente, rumo aos oitavos-de-final da prova. No sábado não houve jogo devido ás más condições climatéricas. E ao péssimo estado do relvado. Os dois clubes ainda tentaram chegar a um consenso em relação a uma nova data. Assim não sucedeu. Por isso, cabe à instituição (Federação Portuguesa de Futebol) que realiza a prova escolher uma nova data.
Além do Benfica, ficaram pelo caminho mais quatro equipas que competem na Liga Sagres. Casos do União de Leiria ; Académica ; Setúbal e do Leixões. A grande surpesa da eliminatória foi mesmo o afastamento da equipa orientada por José Mota. O Leixões com José Mota na bancada (castigado) viu o Aliados de Lordelo fazer o brilharete da ronda número 4. A equipa da segunda divisão zona Norte recebeu e venceu em casa por 1-0. O Leiria também foi surpreendido no terreno do Freamunde. Depois de um empate a duas bolas, a formação da Liga Vitális foi mais feliz nos penalties (5-4).
Os estudantes também se deixaram surpreender no Municipal de Coimbra, diante do Magnífico Beira Mar, que mesmo com todos os problemas que têm assombrado o clube e a equipa, continua firme. Um igual nos 120 minutos. Na lotaria dos penalties os Aveirenses levaram a melhor (4-2). O Sporting de Braga não eoncontrou grandes problemas no Estádio Axa para despachar o outro Vtiória, o de Setúbal. Três golos sem respostas chegaram e sobraram para colocar a equipa de Domingos Paciência na próxima fase da competição.
Belenenses, Rio Ave, Naval, Paços de Ferreira e Nacional da Madeira : seguiram em frente. Mas não se livraram de pequenos, grandes sustos. Belenenses e Rio Ave, foram as únicas equipas que só precisaram de 90 minutos para seguir em frente. A Naval teve de jogar o tempo extra. Paços e Nacional, foram felizes na tal lotaria, que são as grandes penalidades.
O Belenenses venceu o Valenciano por 1-0, que na ronda anterior tinha eliminado o Olhanense. O Rio Ave emiminou o Santa Clara pelo mesmo resultado. A Naval conseguiu uma cambalhota no marcador espectacular. A perder por 2-0, ainda virou o jogo para 3-2. Aos 89 minutos perdia por 2-0. Marcou por duas vezes antes do final do encontro. E, no prolongamento, deu a machadada final. Marcou o terceiro e seguiu em frente.
O Paços de Ferreira só venceu o Tirsense nos penalties por 10-9. Depois de mais de 120 minutos sem golos. O Nacional também precisou da decisão da marca dos onze metros para afastar o Fátima. Depois de não se ter marcado qualquer golo no tempo regulamentar, e no tempo extra. Os insulares venceram por 4-3 após penalties.
Os resultados da 4ª eliminatória da Taça de Portugal :
Benfica 0-1 Guimarães
Braga 3-0 Setúbal
Pesc. Caparica 1-4 Sporting
Nacional 0-0 (4-3) g.p. Fátima
Naval 3-2 (a.p.) Gil Vicente
Aliados Lordelo 1-0 Leixões
Rio Ave 1-0 Santa Clara
Oeiras 1-2 Pinhalnovense
Camacha 1-0 Vigor Mocidade
Chaves 2-0 União da Serra
Académica 1-1 (2-4) g.p. Beira Mar
Tirsense 0-0 (9-10) g.p. Paços de Ferreira
Freamunde 2-2 (5-4) g.p. Leiria
Valenciano 0-1 Belenenses
Mafra 1-1 (3-2) g.p. União da Madeira
Oliveirense - Porto (adiado)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...