A jornada 11 abriu na sexta feira há noite com o Olhanense - Vitória de Guimarães. Paulo Sérgio, treinador dos Vimaranenses, regressou a Olhão, terra que bem conhece. Foi cá que encerrou a sua carreira de futebolista. E também foi cá que se iniciou como treinador. Ficando inclusive, na história do clube, por ter conduzido o Olhanense da Segunda Divisão B até à Liga Vitális. Estávamos nós na temporada 03/04. Regressando ao presente, os visitante foram superiores e venceram por 2-0, com golos de Nuno Assis e Tiago Targino. Desde a saída de Nelo Vingada e a entrada de Paulo Sérgio, que o Vitória continua em franca recuperação. Preocupante, continua a ser a situação do Olhanense de Jorge Costa. Já não vence há dez jogos, seis para a Liga. Somou ainda o sexto jogo para o campeonato sem marcar qualquer golo. E caiu para a zona de despromoção. A exibição frente ao Guimarães foi provavelmente uma das piores da temporada. Nem o regressado Djalmir, evitou mais um desaire em casa.
A Naval 1º de Maio que persegue a luta pela permanência, esteve muito, muito perto de vencer na Choupana o Nacional da Madeira. Só em cima do minuto 90 é que a formação da casa conseguiu chegar à igualdade por intermédio do Angolano Mateus. Ainda assim, o conjunto da Figueira da Foz conseguiu conquistar um pontinho, num terreno sempre difícil. Um ponto que mais tarde poderá fazer toda a diferença. Camora fez o golo dos visitantes na primeira parte, mesmo sobre o intervalo. Manuel Machado não conduziu a sua equipa, visto que se encontrava internado, após uma cirurgia. O europeu Nacional continua a ocupar a quarta posição com 18 pontos. Enquanto que a Naval de Augusto Inácio vai-se mantendo no décimo primeiro posto com 11 pontos. Mais um que a Académica e os mesmos que o Paços de Ferreira.
O Paços de Ferreira que agora conta com Ulisses Morais no comando técnico da equipa, continua sem vencer na Mata Real. Empate a um golo na recepção ao Leixões de José Mota. A equipa Pacense ainda se adiantou no marcador com um golo do ponta de lança William aos 51 minutos do segundo tempo. Mas, 20 minutos depois, o médio da equipa visitante Hugo Morais, restabeleceu a igualdade na conversão de um castigo máximo. Apesar deste resultado, a equipa da Mata Real, continua longe dos lugares de despromoção com 11 pontos. O mesmo já não se pode dizer do Leixões, equipa maravilha da primeira volta de temporada transacta. A equipa de Matosinhos ocupa a décima quarta posição com nove pontos. Os mesmo que o Belenenses e mais um que os últimos dois classificados : que são o Olhanense e o Vitória de Setúbal.
Para muitos, a Académica de Coimbra estava praticamente condenada à descida de divisão. Esteve sete jornadas sem vencer para a Liga. Entretanto, Rogério Gonçalves como já seria de esperar deixou o comando técnico da equipa. André Villas Boas, discípulo de José Mourinho, ocupou a vaga. E, a partir de ai, a equipa transfigurou-se por completo. Nem parece ser a mesma equipa. Além de ter conseguido resultados a curto prazo, os estudantes também passaram a praticar um futebol mais atractivo. O bom trabalho de Villas boas levou ao interesse do Sporting, mas as negociações não chegaram a um bom porto e, o treinador mais jovem do nosso campeonato foi obrigado a permanecer em Coimbra. Na última jornada, a Académica bateu o Vitória de Setúbal por 3-0, com dois golos de Sougou e um de Tiero. Os estudantes que foram o lanterna vermelha da prova, ocupam agora décimo segundo posto com dez pontos. Em pior situação encontra-se o Setúbal de Manuel Fernandes. É último com oito pontos.
O Belenenses teve os três pontos na mãos, mas deixou-os fugir, como se costuma dizer. Aos 86 minutos vencia o Marítimo por 2-1. No minuto seguinte os insulares empataram o jogo graças a um golo da Manú e, mais uma vez, lá se foi um possível triunfo do Belenenses. O mais incrível, é que o Belenenses que jogava no Restelo, chegou a ter uma vantagem de dois golos (bis de Lima), mas inesperadamente não a conseguiu aproveitar. E a sua situação também não é das melhores. Os azuis do Restelo continuam em zona perigosa. Décimo terceiro posto, com apenas nove pontos, só mais um que Olhanense e Setúbal. O Belenenses já não vence para a Liga desde a segunda jornada, e é a equipa que está há mais tempo sem vencer. O Marítimo continua em grande com Van Der Gaag. A equipa já não perde há cinco jogos para a Liga Sagres e segue na quinta posição.
O Sporting de Braga continua firme na liderança do campeonato. No aproveitar é que está o ganho. E os Minhotos aproveitaram da melhor maneira o empate dos encarnados em Alvalade no derby Lisboeta, para se isolarem no topo da Liga. Para isso tiveram que vencer a União de Leiria no Estádio Axa. Dois golos sem resposta, um em cada parte do encontro, foram suficientes para o conjunto de Domingos Paciência vencer o desafio e, fugir ao Benfica e ao Porto. O Braga tem agora mais 2 pontos que o Benfica, mais 5 que o Porto e mais 13 que o Sporting. Paulo César (golo esquisito) e Matheus foram os marcadores de serviço. Onze jogos ; nove vitórias ; um empate e uma derrota. Dezassete golos marcados e 5 sofridos (melhor defesa). É este o registo sensacional do líder surpresa da prova : o Sporting de Braga.
GOLO DA JORNADA
Hulk - Porto
O avançado canarinho arrancou quase do meio campo, e só parou quando causou estragos na defensiva do Rio Ave. É certo que contou com dois ressaltos, no entanto foi uma boa jogada individual do número 12 azul e branco, concluida com o primeiro golo do encontro.
ONZE DA JORNADA
Guarda redes - Quim - Benfica
Defesa esquerdo - Andrezinho - Guimarães
Defesa direito - João Pereira - Braga
Defesa central - Sidnei - Benfica
Defesa central - Polga - Sporting
Médio - Hugo Morais - Leixões
Médio - Baradji - Naval
Médio - Madrid - Braga
Avançado - Sougou - Académica
Avançado - Lima - Belenenses
Avançado - Manú - Marítimo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...