Dizer que não tenho, nem nunca tive, nada contra os jogadores brasileiros. Muito pelo contrário, admiro como ninguém o futebol daquele país. É de lá que saem alguns dos melhores do planeta. São jogadores brilhantes. Nunca imaginei o futebol sem jogadores como : o Ronaldo (fenómeno) ; Ronaldinho ; Robinho ; Romário, entre outros, foram ou são tantos !!!
Se tivermos em conta a qualidade/preço, o mercado brasileiro torna-se quase indispensável para os clubes do nosso futebol. Principalmente para os clube mais pequenos. No entanto, penso que os chamados " três grandes " deveriam apostar mais noutros mercados, como : o nórdico e o de leste.
Em tempos, chegaram ao futebol português bons valores vindos desses países. Jogadores que deixaram a sua marca, que fizeram história nos relvados portugueses. Infelizmente, esse hábito foi-se perdendo. Os clubes passaram a apostar mais no mercado sul americano e deixaram de lado o europeu. O argentino tem sido a grande tendência nos últimos anos. Porém, o brasileiro continua a liderar as preferencias dos clubes em Portugal.
Apenas uma equipa consegue bater o clube da Luz em número de jogadores brasileiros no seu plantel. É o Marítimo, que conta com 13, face aos 12 do plantel ás ordens de Jorge Jesus. É provável que até ao fecho das inscrições saiam alguns deles. Pois o plantel deverá diminuir. Conta com mais de 30 atletas. Mas, por enquanto, o número de canarinhos que ajuda a compor o conjunto do Benfica é assinalável. Já o líder Sporting de Braga, conta com igual número de brasileiros no seu plantel : cerca de 12 também.
Antes do mercador de inverno, Jorge Jesus tinha à sua disposição cerca de 8 brasileiros, mas, com a reabertura do mercado, chegaram mais três : Airton, Kardec e Éder Luís. Pelo meio Felipe Bastos que se encontrava emprestado ao Belenenses, foi dispensado pelo clube lisboeta e regressou à Luz.
Niguém dúvida da qualidade dos jogadores brasileiros. Mas, como em qualquer nacionalidade, existem bons e maus jogadores. E, a vinda de um jogador canarinho é sempre uma grande incógnita. Na maioria das vezes o jogador brasileiro demonstra alguma dificuldade na adaptação ao nosso futebol, ao futebol europeu. E percebe-se bem porquê. É outro tipo de futebol : mais rápido ; mais táctico e sobretudo mais fisico. Alguns correspondem de imediado a esta nova realidade, outros nem tanto.
O que eu pergunto é : porque não apostar mais no mercado europeu ou até no africano ?! Principalmente os clubes grandes, que têm maior capacidade financeira. Por vezes investe-se demasiado em jogadores brasileiros que mais tarde não correspondem ás expectativas. Os países nórdicos e de leste têm bons valores. Tal como os países do continente africano. Continuo a achar que se investe e aposta em demasia nos brasileiros. Na maioria das vezes não compensa !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...