Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

As prioridades de Fernando Gomes

FERNANDO GOMES SUCEDE A HERMÍNIO LOUREIRO

 

Fernando Gomes, de 58 anos, antigo administrador da S.A.D do Porto, é o sucessor de Hermínio Loureiro, (renunciou ao cargo em Março, depois da polémica em torno do castigo aplicado ao jogador brasileiro do Porto, Hulk) na presidência da Liga de Clubes. O antigo dirigente dos azuis-e-brancos, chega à liderança da Liga, como o único candidato. Rui Alves, presidente do Nacional da Madeira, apresentou a sua candidatura, porém, não conseguiu reunir apoios suficientes para ir a votos e, pela segunda vez consecutiva, saiu de cena antecipadamente.

 

Fernando Gomes é o sétimo presidente da Liga. O novo líder, foi eleito com 38 votos a favor e três abstenções. " Não chego à Liga empurrado por ninguém e as pernas que aqui me trouxeram foram as minhas. Preferia perder com dignidade. Não me deixei condicionar por ninguém ". " Tenho a equipa que quero, as pessoas em quem confio e o programa que entendo ser o mais adequado aos tempos que vivemos". Estas foram algumas das declarações de Fernando Gomes, após a sua eleição. O novo homem forte da Liga, pretende que se crie, um tribunal desportivo.

 

Aqui ficam, na minha opinião, algumas daquelas que devem ser as prioridades de Fernando Gomes :

 

Punir severamente, as picardias entre os dirigentes dos clubes (Directores Desportivos e respectivos Presidentes). Não ajudam em nada o futebol. Só servem para destabilizar e aumentar as guerras entre algumas instituições (clubes). É normal que todos queiram ganhar, só que o futebol não é uma guerra, é um desporto. Este parece ser um problema difícil de solucionar, mas não é. Aplicando vários castigos sucessivos (multas), resolvia-se grande parte do problema. É uma questão de intervir. Obrigando-os, a terem uma postura totalmente diferente.

 

Taça da Liga - Não veio acrescentar quase nada ao futebol Português, pelo contrário, só veio trazer ainda mais problemas. Arbitragens menos conseguidas e regulamentos da competição questionáveis. Estas primeiras três edições da prova, ficaram manchadas pelas polémicas em torno das arbitragens, dos regulamentos e também, pelo desinteresse do Porto na prova. E, claro, pela fraca afluência de público, bancadas quase sempre desertas. Afinal qual era o objectivo da Carlsberg Cup ?! É rever a prova detalhadamente, ou então é colocar um ponto final na competição.

 

Arbitragens, continuam iguais a si próprias (não melhoraram grande coisa). É preciso profissionalizar com alguma urgência as equipas de arbitragem. Para que estes possam ter mais tempo. Melhores condições. Criar conferências de imprensa antes e depois dos jogos, para que as equipas de arbitragem, possam explicar as suas decisões. Seria interessante. Os jogadores falam, os treinadores falam, os dirigentes falam. E porque não as equipas de arbitragem ?! São elementos que têm influência no jogo.

 

Um fundo de investimento, para que no futuro, se possa prevenir os prováveis problemas financeiros dos clubes, entre eles, os salários em atraso. Este é um dos problemas mais sérios do nosso futebol. Nada mais injusto do que afastar um clube por causa deste problema. Ao mesmo tempo, também não deixa de ser injusto, um clube que não investe tanto quanto outros, para que possa ter a sua situação financeira estável.

 

Avaliação económica e financeira de alguns clubes (muito antes de estes entregarem a documentação indicada para mais uma temporada). Para que no futuro, a Liga, não seja apanhado desprevenida.

 

Um limite de jogadores portugueses por plantel. Esta seria uma forma das equipas apostarem mais nos jogadores portugueses e, ao mesmo tempo, obrigá-los a gastarem menos dinheiro em reforços.

 

Rever o preço dos bilhetes de todas as competições. Baixando os preços, poderia eventualmente, trazer mais adeptos aos estádios. Pelo menos fazia-se uma espécie de teste. A ver se resultava. Se a afluência de público sempre aumentava ou não. Pelo menos tentava-se. Não custa nada.

 

Maior número de jogos por dia nas Ligas. Jornadas efectuadas em menor número de dias. Não há necessidade de se efectuar uma jornada em três quatro dias. É incompreensível.

 

Subida e descida de árbitros e auxiliares a cada jornada no quadro principal para as competições profissionais. Fazia-se uma espécie de tabela classificativa. As equipas de arbitragem seriam pontuadas a cada jogo. Os melhores classificados arbitrariam os jogos mais importantes. As equipas que cometessem mais erros por desafio, ficariam de fora dos próximos encontros.

 

Castigos (claques, jogadores e treinadores) por visualização de vídeos. Prática frequente em outros países. Supostas agressões e até simulações, deveriam ser severamente punidas. Não só com multas, mas também com jogos de ausência.

 

Estas, são na minha opinião, as prioridades mais urgentes. Quando a Liga conseguir solucionar estes problemas, o futebol profissional em Portugal será muito, mas muito melhor.

tags:

publicado por andre--- às 22:10
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds