Apesar de esta temporada as coisas não estarem a correr da melhor maneira ao campeão nacional no campeonato, pelo menos até à dada (menos seis pontos que os lideres) não se deve retirar o mérito ao seu treinador : professor Jesualdo Ferreira. Pois isso foi algo que o próprio conseguiu nestes últimos anos com toda a justiça. O trabalho que tem vindo a desenvolver no Porto, deve ser elogiado e, sempre relembrado. Principalmente pelas suas conquistas, pelos jogadores que lançou e, pela forma como alguns deles cresceram. Continuo-o a achar um dos melhores treinadores portugueses da actualidade.
Em Portugal, como em muitos outros países, falta culta desportiva. Quando uma equipa não está bem. Quando não está a superar as expectativas, aponta-se facilmente o dedo ao seu treinador. Quem lidera uma equipa de futebol é quase sempre o grande culpado. Por exemplo jogadores e direcção passam quase sempre ao lado. Talvez seja bem mais fácil culpar aquele que dirige a equipa no banco de suplentes. E deixar impunes todos os outros.
Já se sabe que a massa adepta azul-e-branca, é demasiado exigente, e ao mínimo deslize, não costuma poupar jogadores e muito menos treinadores. Os sucessos seguidos uns atrás dos outros, nas últimas décadas, tornaram a plateia do Dragão extremamente crítica. Jesualdo Ferreira sempre esteve na corda bamba. No início devido ao seu benfiquismo. Algo que ele foi superando com os títulos conquistados. Mais tarde por insistir em jogadores que teimam em não render tudo aquilo que deles se esperava. E, claro, por esta época a equipa não andar no topo. Ainda faltam muitas jornadas, e a equipa está em todas as frentes. É disso que os adeptos não se devem esquecer.
Jesualdo tem vindo a realizar um óptimo trabalho no Dragão. Chegou ao clube no verão de 2006, após Pinto da Costa ter despachado o Holandês Co Adriaanse, mesmo depois deste ter feito a dobradinha (Liga e Taça). O professor que tinha acabado de assinar pelo Boavista, viu-se obrigado a rescindir, para, mais tarde, assinar pelo campeão nacional por dois anos. Logo na sua primeira temporada ao serviço dos dragões, Jesualdo conquistou o seu primeiro título enquanto treinador de futebol. Ao sagrar-se campeão nacional pelo Porto. Viria ainda a conquistar mais duas Ligas, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Fiel ao seu 4x3x3, um dos grandes desafios do professor, tem sido o de refazer a equipa várias vezes. Devido às saídas de vários jogadores. Como : Pepe ; Anderson ; Bosingwa ; Paulo Assunção ; Quaresma ; Cissokho; Lucho ou Lisandro. Pode-se dizer que encontrou sempre boas soluções. Foi decisivo no crescimento de vários jogadores : Fucile ; Rolando ; Bruno Alves ; Raúl Meireles ; Fernando ou até Lisandro. Descortinou sempre a melhor posição para cada jogador que tinha às suas ordens. Atingiu sempre os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A época passada acabou mesmo por chegar aos quartos, sendo eliminado pelo Manchester United. O que eu não percebo, é que grande parte dos adeptos azuis-e-brancos continuem a criticar o professor e nem sequer lhe atribuam o mérito a que ele tem direito. Já disse e volto a dizer : o trabalho dele tem sido muito positivo !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...