O " super Braga " voltou a bater o pé a um grande mais uma vez no campeonato. Ontem à noite no Estádio Axa, o Sporting local bateu o Sporting da capital por 1-0, com um golo do brasileiro Paulo César. Aumentou para 15 pontos a vantagem sobre o Sporting, e voltou a colocar a pressão do lado do Porto e do Benfica, que hoje vão entrar em acção. Este desaire deve ter colocado um ponto final na luta dos leões pelo título nacional. E como diz e bem o Jornal Record na edição de hoje : só restam as Taças !!!
Marcar um golo, ou bater o Braga nesta edição da Liga Sagres, está-se a tornar uma tarefa cada vez mais árdua. Que o digam os grandes. Já todos se deslocaram esta época ao terreno do líder, e todos saíram de lá derrotados e, sem qualquer golo apontado. Primeiro o Porto, mais tarde o Benfica, ontem à noite foi a vez do Sporting. Os leões somaram mesmo a sua segunda derrota no campeonato diante dos arsenalistas.
Na primeira volta também tinham perdido em Alvalade (2-1). Com 17 jornadas disputadas, os minhotos só perderam ainda uma única vez na Liga, foi no derby do Minho. Foram derrotados do Afonso Henriques pelo Vitória (1-0). Empataram três : Rio Ave ; Leixões e Naval. E venceram os restantes jogos (13 vitórias) !!! É um percurso notável. O Braga até pode não marcar tantos golos quanto o Porto ou o Benfica, mas defensivamente é uma formação muito acima da média. A equipa de Domingos Paciência em 17 jogos sofreu apenas seis golos, o que lhe confere a melhor defesa da prova. A única formação que conseguiu marcar até à data em Braga foi o Belenenses, através de Yontcha. Estávamos nós na terceira jornada.
Como adepto de futebol ofensivo, posso dizer que ontem esperava mais daquele que foi o jogo de abertura da jornada número 17. O jogo mais aguardado da ronda e que tanto interesse suscitou no panorama nacional. Mas, por outro lado, também compreendo o porquê das duas equipas não terem arriscado mais. O que arriscaram foi muito pouco.
No primeiro tempo, só depois do golo da equipa da casa, isto perto da meia hora de jogo, é que o jogo abriu. Antes disso, foi sempre uma partida pouco interessante, táctica. As equipas estavam encaixadas uma na outra. Houve sempre pouca iniciativa de um lado e do outro. Nenhuma delas ousava em arriscar. Até que aos 31 minutos Paulo César rompeu pelo lado direito da defensiva leonina, ultrapassou Veloso com grande categoria, alvejou a baliza de Patrício e colocou o líder ainda mais líder. O remate do brasileiro ainda desviou em Tonel, traindo o guarda redes português.
Cinco minutos depois do golo, é que o Sporting foi capaz de responder com perigo. Primeiro por Saleiro. E depois por Liedson, que não aproveitou um desentendimento entre Eduardo e Rodriguez, quando este chocaram os dois. A boa sobrou para o internacional português, mas este rematou por cima, com a baliza escancarada. Era a primeira oportunidade de golo para a equipa de Carvalhal. Logo depois respondeu Viana, com um livre directo que passou perto do poste da baliza dos visitantes.
No segundo tempo o Braga mostrou que sabe ocupar bem o meio campo adversário, e que sabe ainda melhor fazer a bola circular. O Sporting teve sempre muitas dificuldades para fazer o mesmo, e para criar perigo junto da baliza de Eduardo. O Sporting de ontem não foi o mesmo dos últimos sete jogos, em que venceu sempre. Alguns jogadores que costumam ser pecas nucleares, como : João Pereira, Veloso ou Izmailov, estiveram apagados. No lado do Braga destaque para Mossoró, um dos melhores em campo. Se este Sporting de Braga não é candidato ao título : eu vou ali e já venho (como dizia o outro) !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...