Foi em Alvalade frente ao seu maior rival (Benfica) e mais uma vez de forma humilhante (derrota por 4-1), que o Sporting se despediu da única competição interna que ainda lhe restava : a Carlsberg Cup (Taça da Liga). David Luiz, Ramires, Luisão e Cardozo marcaram para os visitantes. O único tento do Sporting foi apontado pelo inevitável Liedson. Em pouco mais de duas semanas, o leão perdeu por quatro vezes consecutivas e ficou pelo caminho nas três provas internas.
A fase negra começou no Minho diante do Braga. Foi lá que o Sporting viu o topo da Liga ficar ainda mais distante (menos 15 pontos na altura), quando perdeu por 1-0. No Dragão foi goleado pelo Porto (5-2) nos quartos-de-final da Taça de Portugal. E ontem, perdeu o derby por 4-1, e despediu-se da Taça da Liga, prova em que tinha alcançado a final nos últimos dois anos (duas finais perdidas). Pelo meio uma derrota com a Académica por 2-1, mais uma em Alvalade em jogo da Liga Sagres.
Em apenas quatro partidas (sofreu 12 golos e marcou quatro), a equipa de Alvalade deitou tudo a perder e, despediu-se das várias provas de forma inglória. Depois da Liga, da Taça de Portugal, e da Taça da Liga, só resta a Liga Europa para o conjunto de Carlos Carvalhal tentar salvar a época. Os ingleses do Everton são o próximo adversário dos leões nos 16 avos-de-final da competição.
O Sporting actual é uma equipa sem chama, entregue ao fracasso, e completamente à deriva. Os novos reforços e aquela série de sete triunfos seguidos no início de 2010, ainda trouxeram alguma esperança aos adeptos leoninos, mas como se tem visto, foi sol de pouco dura. A temporada 09/10 tem se revelado demasiado dolorosa no reino do leão. Pensar na próxima é quase obrigatório.
Pode-se dizer que o jogo de ontem frente ao Benfica foi ingrato para o Sporting. Em apenas dois minutos, tudo se complicou para a equipa da casa. João Pereira é expulso aos sete minutos por Olegário benquerença (o único árbitro português que vai estar presente no Mundial da África do Sul). Entrada a varrer do lateral direito do Sporting sobre Ramires, punida com vermelho directo. Na sequência do lance, os encarnados abrem o marcador por intermédio de David Luiz. O Sporting ficava reduzido a dez unidades e em desvantagem no marcador.
Aos 30 minutos de jogo o Benfica ampliou a vantagem por intermédio do internacional brasileiro Ramires. Bom lance de César Peixoto, que sobre o lado esquerdo, assistiu o médio canarinho. O ex jogador do Braga regressou à competição como titular e foi um dos melhores em campo. A oito minutos do intervalo, Liedson (sempre ele) marcou o golo da praxe ao Benfica e ainda deu algum alento aos adeptos leoninos. O levezinho aproveitou um mau passe de ramires para reduzir a desvantagem com um remate colocado de fora da àrea. Este foi o seu 11º golo em 15 derbies (grande registo do internacional português).
Se na primeira metade, Júlio César ainda teve algum trabalho, na segunda parte foi um méro espectador. A vencer desde cedo, os encarnados nunca colocaram o pé no acelarador e limitaram-se deixar o tempo correr. Cometendo até alguns erros, que não agradaram muito ao seu treinador. Passes falhados e alguns rodriguinhos a mais. No Sporting os únicos inconformados eram os do costume : o capitão João Moutinho e o letal Liedson.
Jorge Jesus ainda mexeu no onze, mas não havia assim tanta necessidade. Saltaram do banco de luxo, três habituais titulares : Aimar ; Saviola e Cardozo. Foi justamente o paraguaio Oscar Cardozo, que apontou o quarto e último golo da noite. E que golo. Um remate bem ao seu estilo ainda fora da área que só parou no fundo das redes de Rui Patrício. Pouco depois soava o apito final. O Sporting sofria mais uma derrota, nova goleada e despedia-se das competições nacionais. O Benfica por sua vez garantia a segunda final da Taça da Liga. Porto e Académica decidem hoje quem acompanha os encarnados na final da prova.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...