Nesta jornada (19) inverteram-se os papéis, e quem marcou passo foi campeão nacional Porto, ao empatar a zero no Estádio do Mar ante o Leixões. Na Luz, o Benfica venceu por 1-0 com um golo solitário de Oscar Cardozo, que permitiu aos encarnados recuperarem os dois pontos que tinham perdido no fim-de-semana passado em Setúbal, no empate a um golo com os sadinos. O Sporting de Braga pode assim ganhar terreno ao Porto, se bater hoje o Marítimo no Estádio Axa, num jogo de porta aberta. Todo o apoio é preciso.
BENFICA - BELENENSES
O paraguaio Oscar Cardozo, tal como na jornada passada, voltou a ser destaque, só que desta vez foi pelos melhores motivos. O sul americano apontou o único tento do clássico logo aos dez minutos de jogo, e redimiu-se da grande penalidade que tinha desperdiçado no Bonfim. Cruzamento na direita de Ramires para o número sete finalizar com êxito de cabeça. O ponta-de-lança encarnado apontava assim o seu décimo sétimo golo no campeonato. De destacar o horário do encontro, nada habitual. Teve o seu Inicio às 17 horas, algo que já não acontecia na Luz há mais de seis anos, infelizmente. O monopólio da Sport Tv acabou com esta tradição, que na minha opinião podia e devia ser recuperada.
Toni, treinador do Belenenses, deixou bem claro que a sua equipa tinha uma tarefa bem complicada, mas que não podia ir à Luz jogar com medo. E, assim foi. O Belenenses apresentou-se no terreno do Benfica de forma descomplexada e sem recorrer a grandes estratégias defensivas, algo que costuma ser habitual na maioria das equipas que visitam a Luz. Nem com a expulsão de Bruno Vale, o Belenenses recuou no terreno, e procurou sempre o golo do empate. Que podia ter chegado de forma clara por duas ocasiões. Ainda na primeira parte, por Fajardo, que só com Quim pela frente desperdiçou de forma escandalosa. E a segunda, já nos minutos finais com um remate do meio da rua por intermédio de Mano.
Como disse e bem Jorge Jesus, o resultado foi bem melhor que exibição. Foi um Benfica bem diferente daquele que se tem apresentado esta temporada, principalmente quando actua perante o seu público. O rendimento da equipa ficou tão aquém das expectativas que isso se reflectiu nas ocasiões de golo, que foram muitas escassas. Fábio Coentrão e Weldon tiveram duas oportunidades flagrantes mas mostraram-se demasiado perdularios. Um empate não tinha ficado mal. O Belenenses é o lanterna vermelha da prova, não vence à vários meses, mas ontem mostrou que pode inverter essa situação.
LEIXÕES - PORTO
O Porto bem se pode queixar do árbitro do encontro Bruno Paixão, que não assinalou uma grande penalidade sobre Ruben Micael na segunda parte. Mas, também é preciso dizer que os azuis-e-brancos não souberam aproveitar as várias ocasiões de golo que construiram em ambas as partes do desafio. Varela só à sua conta podia ter marcado por duas vezes. Noite para esquecer do camisola 17, que não esteve nos seus dias. No lado do Leixões a grande novidade chamava-se Fernando Castro Santos, o treinador galego sucedeu a José Mota, e logo com um empate diante de um candidato ao título.
Partida com duas parte bem diferentes. Na primeira parte o Leixões ainda conseguiu dar um ar da sua graça. Entrou no jogo de forma pressionante e bastante agressiva. Pouga era a referência da formação da casa. Foi sempre o jogador mais perigoso e que mais trabalho deu aos centrais portistas, sobretudo a Rolando. Nelson o lateral esquerdo e o médio ofensivo Seabra também deixaram boas indicações. Isto nos primeiros 15/20 minutos. O Porto começou a pegar no jogo aos poucos e a partir de ai começou o festival de golos falhados. Falcao, Belluschi e Varela foram alguns dos intervenientes.
A segunda metade mostrou um Porto mais dominador, mais pressionante, e acima de tudo, mais perdulário. Belluschi foi quem mais esteve perdo de marcar, quando atirou à trave de Diego. Mais tarde foi Varela a isolar-se, e a desperdiçar mais uma vez. Jesualdo Ferreira continuava impávido e sereno com tanto desperdício. Bruno Paixão ainda deixou passar uma grande penalidade sofrida pelo ex jogador do Nacional. O Porto perdia dois pontos em Matosinhos e pode ver o Sporting de Braga aumentar a vantagem para oito pontos, caso venca hoje. Na próxima jornada há um Porto - Braga !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...