A jornada 19 do campeonato foi rica em igualdades. Dos oitos encontros que se disputaram, cinco deles terminaram empatados. Só os dois primeiros é que tiveram o privilégio de vencer no fim-de-semana passado.
Em Leiria houve um autêntico festival de golos : seis no total, três para casa lado. União e Setúbal dividiram os pontos num jogo em que nenhuma das duas formações merecia sair derrotada. Este desafio marcou ainda o regresso de Manuel Fernandes ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa. O Agora técnico do Vitória foi um dos responsáveis pela subida da União ao escalão principal na temporada anterior. Permaneceu no comando dos leirienses até á sétima jornada. Mudando-se depois para o Bonfim. Incrível foi o facto do Setúbal ter alcançado uma vantagem de dois golos em duas ocasiões (2-0 e 3-1), permitindo que a equipa da casa chegasse ao empate.
O jogo que colocou frente-a-frente na Choupana o Nacional da Madeira e o Rio Ave, não teve tantos golos quanto o jogo de Leiria, porém, também chegou aos 90 minutos com uma igualdade (a um golo). Golos só no segundo tempo. Os da casa foram os primeiros a inaugurar o marcador. A resposta do Rio Ave de Carlos Brito não tardou. Quatro minutos depois de ter sofrido o golo, respondeu com o tento da igualdade que mais tarde veio a valer um ponto. Os insulares já não vencem há cinco jornadas. O Rio Ave continua a descer na tabela classificativa (é nono).
Em Coimbra, mais um empate. Académica e Olhanense, que lutam pela permanência, amealharam mais um ponto, que nesta fase da época pode ser de extrema importância. O jogo terminou com uma igualdade a uma bola. O melhor do jogo estava guardado para os primeiros 45 minutos, onde se assistiu a um jogo interessante entre os dois conjuntos. Quase sempre com para e resposta. Desinteressante, foi a segunda metade. Que aos poucos o jogo foi perdendo a qualidade do primeiro tempo, por culpa das estratégias menos ofensivas de que os treinadores adoptaram. Jogo contido e com poucos riscos foi o lema da segunda metade. O empate acabou por ser um resultado justo.
O Estádio Axa em Braga, encheu-se de esperança e muita fé para presenciar o Braga - Marítimo (jogo polémico). O Benfica tinha ganho, e os arsenalista precisavam de voltar a triunfar, se não quisessem perder de vista os encarnados, e aumentar para oito pontos a diferença em relação ao campeão nacional porto, o seu próximo adversário. Foi um encontro difícil, mas os minhotos conseguiram vencer por 2-1. No entanto, o lance do segundo golo, apontado pelo uruguaio Luís Aguiar, nasce numa jogada irregular sobre o lado direito do ataque do Braga. Filipe Oliveira não impede que a bola ultrapasse a linha lateral. O auxiliar assim não o entendeu e o lance prosseguiu. Logo depois o Braga chegava ao golo, e o Axa quase esgotado (faltou pouco) explodia pela segunda vez.
A jornada 19 da Liga Sagres, encerrou da mesma forma que se havia iniciado. Com um empate sem golos. A única diferença foram mesmo os protagonistas : Naval 1º de Maio e Vitória de Guimarães. O último jogo da ronda foi aquele típico de jogo com poucos motivos de interesse. Quase sempre mal jogado e com raras oportunidades de golo. Quando assim é, o resultado justíssimo. Uma palavra para ambos os treinadores : Augusto Inácio e Paulo Sérgio, que foram precisos mais de 80 minutos de jogo, para arriscarem alguma coisa. Foi já nos instantes finais que os dois treinadores decidiram ir ao banco de suplentes à procura de jogadores ofensivos. Mas, por essa altura, o resultado final já estava destinado.
GOLO DA JORNADA
Djalma - Marítimo
Remate traiçoeiro do avançado internacional angolano. Na altura repôs a igualdade no desafio entre o Braga e o Marítimo.
ONZE DA JORNADA
Guarda redes - Ricardo - Académica
Defesa esquerdo - Andrezinho - Guimarães
Defesa direito - Patacas - Nacional
Defesa central - Paulão - Braga
Defesa central - Rolando - Porto
Médio - Wires - Rio Ave
Médio - Ramires - Benfica
Médio - Filipe Anunciação - Paços de Ferreira
Avançado - Pouga - Leixões
Avançado - Cássio - Leiria
Ponta de lança - Djalmir - Olhanense
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...