Sábado, 13 de Março de 2010

Faz-me alguma confusão !!!

Até me podem criticar, mas olhar para a tabela classificativa da Liga Sagres, e reparar que uma equipa como a Naval 1º de Maio, já conquistou qualquer coisa como 29 pontos, e tem a permanência praticamente garantida, é algo que me faz alguma, para não dizer : muita confusão !!! E porquê ?! Primeiro, porque a classificação actual não reflecte o real valor de algumas das 16 equipas. É uma classificação enganadora se assim se pode dizer. Depois, é injusto, que uma equipa como a Naval, que ao longo da temporada apostou quase sempre numa postura ultra defensiva, se possa dar ao privilégio de ocupar a posição que ocupa e poder contabilizar quase 30 pontos.

 

Não tenho nada contra a equipa nem contra o seu treinador (Augusto Inácio). Quando este assinou pela formação da Figueira da Foz, sabia que o objectivo era claramente a manutenção. O futebol é feito de objectivos. E neste caso ele está muito perto de cumprir o seu. Se me perguntarem se prefiro um estilo de jogo mais defensivo ou mais ofensivo, nem hesito na resposta. Sou admirador do futebol de ataque, como qualquer adepto. No entanto, também sei dar o valor a uma equipa que saiba defender, que seja competente nesse tipo de tarefa, como por exemplo : o Rio Ave. Também gosto de admirar uma equipa bem organizada em termos defensivos. Porém, existem grandes diferenças entre esse estilo de equipa e esta Naval.

 

A Naval de Augusto Inácio é sem margem para dúvidas a equipa mais defensiva do nosso campeonato (e dos últimos anos em portugual, sem exageros). É equipa para levar 90 minutos com 11 unidades atrás da linha da bola e a jogar apenas em 40/50 metros. Adoptando sempre uma postura hiper defensiva. Todos se lembram de jogos como o Benfica - Naval, ou como o Braga - Naval. Por acaso ontem, o conjunto da Figueira até se portou bem, fez uma partida razoável. O triunfo diante o União de Leiria acabou por ser justo. Mas quem tem acompanhado os desafios da Naval ao longo da época, sabe perfeitamente que a atitude da equipa costuma ser diferente. Não sei se terá sido uma mudança de postura, agora que a equipa está perto de alcançar o seu grande objectivo. Esta seria uma óptima pergunta para se fazer ao seu treinador !!!

tags:

publicado por andre--- às 14:40
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Balakov10 a 14 de Março de 2010 às 02:55
Concordo contigo, mas olha que o Leixões não é muito diferente da Naval. Todos à defesa e anti jogo que o pontinho é que conta...

http://aoutravisao.wordpress.com/


De Gonçalo Nuno Oliveira a 14 de Março de 2010 às 15:22
visitem:


http://rumo-estrelato.blogspot.com/


De Hilario a 14 de Março de 2010 às 19:10
Olá André
É verdade que a Naval tem uma equipa modesta.
É verdade que a Naval joga quase sempre na defesa.
Não esqueças que a Naval não tem "futuros craques" emprestados pelos grandes clubes, nem recursos para contratar grandes artistas.
Mas na verdade, a Naval joga como equipa. E colectivamente consegue ser bem melhor do que mais de metade das equipas da liga, muitas delas com muito mais craques.
Nos jogos em casa, a Naval tem sido sempre superior aos seus adversários, com excepção dos jogos com o Olhanense, Porto e Sporting.
Fora de casa, a Naval tem a vantagem de muitos adversários pensarem como tu, acabando por menosprezar um colectivo.
E em futebol, esse é um tremendo erro.

Concordo que o jogo apresentado pela Naval não é espectacular, mas, este ano já conseguiu óptimas exibições que não foram realçadas por ninguém. Exemplos:
As vitórias em Setúbal e no Marítimo e as conseguidas em casa frente ao Rio Ave, Belenenses e ao Marítimo. Como vês, só aqui estão 15 pontos conseguidos com superioridade e justiça. Os outros são pontos suados.

Um abraço e saudações desportivas !


De andre--- a 15 de Março de 2010 às 18:39
Hilário, obrigado pela visita e pelo comentário. O objectivo do blog é esse.

Não vamos confundir colectivo com estilo, filosofia ou modelo de jogo. São coisas bem diferentes. O que está aqui em causa é a forma hiper defensiva como a Naval abordou ou aborda a maioria do jogos. Penso que não sou o único a constatar esse facto.

Colectivo é uma coisa. Estilo de jogo é outra. O estilo de jogo da Naval, é do mais defensivo que se pode encontrar no futebol português.

Não creio que sejam precisos grandes craques ou grandes artistas para uma equipa apostar noutro tipo de jogo. Acho que tem mais a ver com as instruções de quem comanda a equipa.

Temos exemplos vivos na Liga Sagres, de que é possível abordar um jogo de forma diferente, e praticar um futebol interessante de se ver. Sem ter de apostar em grandes estruturas defensivas, jogando quase sempre com os sectores recuados, em 40/50 metros e com 11 unidades atrás da linha da bola como a Naval de Inácio.

O Leiria, o Paços de Ferreira, a Académica, entre outras equipas, não dispõem assim de tantos craques nos seus plantéis. Não se podem dar a esses luxos. No entanto, são equipas que não se fecham lá atrás durante 90 minutos. Com o objectivo de tentar impedir que o adversário consiga chegar ao golo.

A Naval além de não jogar, não deixa jogar. A minha critica é respeito dessa forma de pensar o jogo.

Abraço.


De Hilario a 15 de Março de 2010 às 19:39
Boa tarde André

A Naval é muito penalizada por não ter nem história no futebol nacional, nem massa associativa presente no estádio nem carisma.

Mas é esse "anonimato" que lhe traz tranquilidade para poder andar em pés de lã, sem guerras com ninguém, procurando os pontos necessários para a manutenção.

Eu vejo-a jogar a cada 2 semanas e só parcialmente concordo contigo. Basta olhar para a classificação para verificar que se trata do 2º pior ataque da liga. É realmente mau !

No entanto, exceção feita aos jogos da Luz e de Braga, a Naval não foi uma equipa sempre submissa.

Tem sido uma equipa consciente das limitações.

Quando deixou de ser consciente, perdeu. Foi esse o grande problema do início da época, pois a derrota em Belém é resultado de a equipa ter pensado que era superior ao Belenenses e por isso podia ia para cima deles. Mas a qualidade do plantel não permite isso.

Há na equipa 3/4 jogadores franceses que trazem um rigor táctico que a maioria das equipas pequenas da Liga não têm. e tem 2 centrais habitualmente duros e fortes.

Depois de atingidos os objectivos de sobrevivência, acredito que se possa sair um bocado mais para cima de adversários que andem "nervosos". No próximo jogo, a Naval pode mesmo liquidar o Leixões. Não seria grande surpresa. Estando aflito, tb pode acontecer que o Leixões faça das tripas coração e ganhe à Naval. A ver vamos. Eu, no totobola, marco 2.

Com a União de Leiria, a Naval jogou só com 3 defesas. Jogou em 3X5X2. Só não faz golos por falta de qualidade, mas controla (detesto este verbo quando se fala de futebol) alguns adversários.

Espero que a Naval possa agora ser menos defensiva, mantendo a consciência das limitações e depois até pode ser que faça uns brilharetes !

Saudações deportistas


De andre--- a 15 de Março de 2010 às 18:44
Balakov10, o Leixões na minha opinião é uma equipa menos defensiva que a Naval. Como já disse, nenhuma outra consegue ser mais defensiva este temporada em Portugal que a Naval.

Abraço.


De andre--- a 15 de Março de 2010 às 19:46
Amigo Hilário, já concordo mais com o segundo comentário.

Abraço.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds