OS LATERAIS ESQUERDOS MAIS PROMISSORES DO FUTEBOL PORTUGUÊS
Nos últimos anos, a selecção nacional tem vindo a sentir uma enorme carência em relação à falta de jogadores para duas ou três posições, o lado esquerdo da defesa tem sido uma delas. O presente, diz-nos que esse poderá ser menos um problema para a equipa das quinas nos próximos tempos.
Actualmente, podemos encontrar no nosso campeonato, vários jogadores que actuam no lado esquerdo do sector defensivo das suas equipas. Jogadores jovens, promissores, e que se têm vindo a destacar ao longo da temporada actual.
Todos eles têm na minha opinião, talento e qualidades mais do que suficientes, para representarem o seu país, sem que seja preciso recorrer às naturalizações. Aqui fica uma lista, daqueles que são hoje em dia, os laterais esquerdos mais promissores do futebol português.
FÁBIO COENTRÃO - BENFICA
Produto de formação das escolas do Rio Ave, com apenas 22 anos, é já umas das promessas do futebol nacional. E, o grande favorito a ocupar a lateral esquerda da selecção portuguesa nos próximos tempos. Hoje em dia, é titular indiscutível no Benfica. Chegou à Luz como extremo, no entanto foi como lateral que se afirmou no plantel encarnado. Convenceu Jorge Jesus que apostou nele, e ganhou o seu espaço na equipa. Tem fortes possibilidades de ser um dos 23 escolhidos de Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul.
NUNO PINTO - NACIONAL
Peça fundamental no sector defensivo da equipa insular, com 23 anos, Nuno Pinto tem sido um dos bons destaques da Liga Sagres 09/10. Formado no Boavista, o lateral esquerdo da equipa insular tem sido um dos melhores elementos da equipa madeirense ao longo da presente época. Cumpre a sua segunda temporada na Madeira. Começa a demonstrar capacidades para dar o salto.
CAMORA - NAVAL
Dos laterais aqui referidos, é muito provavelmente o menos espectacular e o menos virtuoso. No entanto, não deixa de ser um jogador eficiente, que não inventa muito, e tem sido de grande utilidade à Naval 1º de Maio nas últimas duas temporadas. Peça importante da estratégia de Augusto Inácio. Aos 23 anos, assume-se claramente com um dos bons valores da equipa da Figueira.
SILVIO - RIO AVE
A sua campanha regular em Vila do Conde, tem vindo a chamar a atenção de equipas de outra nomeada, tais como o Sporting. Com apenas 22 anos e passagens curtas por formações de escalões inferiores como : o Atlético de Cacém e o Odivelas, Silvio afirmou-se nos Arcos logo na sua época de estreia no Rio Ave e no escalão principal do futebol português. Dificilmente continuará a vestir a camisola dos vila-condenses, este jovem que foi formado no Benfica. O Sporting parece estar de olho nele.
EMÍDIO RAFAEL - ACADÉMICA
Ganhou grande destaque em Portimão nos últimos dois anos, mostrando que tinha capacidades para representar um clube da Liga principal. Chegou à Académica, viu e venceu. Hoje, aos 24 anos, depois de ter sido formado no Sporting, não restam dúvidas, de que é, um dos bons laterais esquerdos do nosso futebol. Idade ideal para quem sabe, dar o salto.
RUBEN LIMA - SETÚBAL
Escolha habitual de Manuel Fernandes para ocupar a faixa esquerda do Vitória. Dois anos em bom plano com a camisola do Desportivo das Aves na Liga Vitalis, catapultaram-no para a Liga Principal do nosso futebol. Aos 20 anos, tem tudo para num futuro próximo, ser mais uma aposta de Jorge Jesus. Ruben Lima pertence aos quadros do Benfica, onde recebeu a sua formação.
ANTUNES - LEIXÕES
Velho conhecido dos adeptos do desporto rei. Sem espaço na equipa romana, regressou a Portugal pela mão de José Mota, técnico que o descobriu no Freamunde, e mais tarde o lançou na escalão máximo do futebol português, com a camisola do Paços. Deu nas vistas, e foi aposta da Roma. Sem espaço, regressou a Portugal, para representar o Leixões por empréstimo da formação romana. É um dos muitos jogadores que sabe o que é ser chamado à selecção nacional. Aos 23 anos tenta relançar a sua carreira no Estádio do Mar.
TIAGO GOMES - BELENENSES
Aos 23 anos, e depois de uma passagem com pouco sucesso pelo futebol internacional (Polónia e Espanha), Tiago Gomes que fez formação no Benfica, regressou a Lisboa, desta vez para jogar no Restelo. Já tinha representado o Estrela da Amadora, clube onde ganhou maior projecção. Hoje tenta-se afirmar nos azuis do Restelo.
Todos eles, são jogadores que ainda têm alguma margem de progressão, e justificam pelo menos, uma atenção especial dos membros da equipa técnica da selecção nacional.
Têm se vindo a destacar ao longo da temporada, e vão mostrando talento e capacidades para quem sabe, representarem clubes com outras pretensões num futuro próximo, e quem sabe, um dia a selecção nacional (os que ainda não chegaram lá). Sigam com alguma atenção cada um deles, que vai valer a pena.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...