DWIGHT YORKE E ANDY COLE
O tobaguenho Dwight Yorke e o inglês Andy Cole, formaram uma das duplas de pontas-de-lança, mais populares, e eficazes, do futebol inglês e europeu nos últimos anos, e de sempre. Foram dois dos grandes responsáveis, pelo sucesso estrondoso que a equipa do Manchester United teve na famosa época de 98/99, onde conseguiu ganhar na mesma temporada, as provas mais importantes que disputou : a Premier League, a Taça de Inglaterra, e ainda, a Liga dos Campeões. Sagrando-se campeão europeu mais de 30 anos depois da última conquista.
Combinavam de uma forma quase perfeita, muitas das vezes, davam a ideia de que já jogavam juntos desde sempre. Tal a facilidade com que se entendiam juntos no ataque da equipa de Alex Ferguson. Posso dizer que até hoje, foi muito provavelmente, a melhor dupla de avançados que tive o prazer de ver jogar. Especialmente, por tudo aquilo que conseguiam fazer em campo : golos, combinações, movimentações ... dois autênticos terrores para as defesas contrárias. Curiosamente, até eram muito semelhantes em termos fisícos.
Formaram dupla na equipa durante quatro temporadas. Além das conquistas na época maravilhosa de 98/99 (Treble Winner) logo na primeira época que jogaram juntos, venceram ainda a Taça Intercontinental (troféu extinguido), frente à equipa brasileira do Palmeiras. E três campeonatos ingleses, três deles consecutivos.
Na época 02/03, ambos os jogadores deixaram Old Trafford, para representar o Blackburn Rovers. A intensão do clube, era voltar a juntar aqueles dois fantásticos avançados, no ataque da sua formação, tentando recuperar aquela terrível dupla. Porém, o sucesso não foi o mesmo de outrota. Cole e Yorke já não tinham a mesma frescura fisíca, e as qualidades de outros tempos.
Uma dupla, que ficou na memória de grande parte dos adeptos do desporto rei. Principalmente, de todos aqueles que gostam de bom futebol. Uma dupla inesquecível. Uma dupla que proporcionou momentos de pura magia, naquela equipa fantástica do Manchester United. Uma dupla para a eternidade. Uma das melhores da década de 90. Certamente a melhor e mais bem sucedida da história do colosso inglês.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...