Domingo, 9 de Maio de 2010

Porto e Sporting fecham Liga com triunfos

LIGA SAGRES - 30ª JORNADA

 

Porto e Sporting terminaram a Liga Sagres 09/10 com triunfos claros, que nada acrescentaram à classificação final da competição. Os jogos de ontem que incluíram dois dos grandes do futebol português, serviram apenas e só para cumprir calendário. O Porto, primeiro a entrar em campo, já não podia ambicionar mais do que um modesto terceiro lugar, que o vai retirar da próxima edição da Liga dos Campeões. Ainda assim, os portistas com Jesualdo Ferreira castigado, e a ver a o desafio na bancada, fizeram questão de terminar a Liga com uma vitória. Em Leiria, o ainda campeão nacional, bateu o União por 4-1, com dois golos de Falcao. Golos esses, que lhe voltaram a colocar no topo da lista dos goleadores com 25 golos.

 

Qualquer que fosse o resultado do Sporting em Matosinhos, também não ia alterar nada a nível de tabela classificativa. O Sporting entrou no estádio do Mar como quarto classificado, e era como quarto classificado que de lá ia sair, fosse qual fosse o desfecho final do jogo. Estas duas equipas tinham os destinos traçados. O Sporting ficava fora do pódio (quarto lugar), enquanto que o Leixões, já tinha consumado a descida de divisão na jornada anterior. O desafio de Matosinhos ditou a vitória da equipa leonina por 2-1, a despedida de Carvalhal ao serviço do Sporting, e ainda, o seu regresso ao Estádio do Mar. Clube onde se notabilizou, como treinador de futebol.

 

LEIRIA - PORTO

 

Além da vitória, o grande objectivo do Porto ontem em Leiria, era dar a possibilidade a Falcao de marcar, para que este pudesse levar de vencida a luta com Cardozo. Na minha opinião, a obsessão de vários jogadores do Porto em permitir que o colombiano fizesse golos, não só no duelo de ontem, mas em outros jogos, chegou a ser ridícula. Acima de tudo, está o colectivo, a equipa. Os interesses de uma formação. É normal que um jogador lute por estes objectivos, e que os seus companheiros colaborem. Porém, são situações que devem acontecer com toda a naturalidade. Não devem ser forçadas, até porque em jogo, estava e está um mero título individual de um jogador. Enfim, é a minha opinião e vale o que vale.

 

O jogo teve duas partes completamente distintas. A primeira pertenceu por completo ao Leiria. Os leirienses sem hipóteses de chegar à Europa, e sem a pressão costume. Apresentaram-se descomplexados, e praticaram bom futebol nos primeiros 45 minutos. A estreia do desconhecido Ruben Brígido foi uma agradável surpresa. O jovem leiriense foi um dos protagonistas do primeiro tempo. E um dos responsáveis pela boa exibição da equipa de Lito Vidigal. No segundo tempo, acabou por sair, e o futebol da equipa da casa perdeu qualidade. O Porto foi crescendo com a entrada de Rodriguez, e acabou por virar o resultado. Foi para as cabines a perder por 1-0, golo de Cássio, artilheiro da equipa (quarto melhor da prova). Mas encerrou o jogo e a Liga com um triunfo por 4-1 (golos de Guarín, Falcao e Rodriguez).

 

 

LEIXÕES - SPORTING

 

O Leixões despediu-se ontem dos palcos principais do futebol português, três épocas depois de ter regressado ao escalão máximo. Várias despedidas. Os técnicos que orientaram as equipas no jogo de ontem, já sabiam que não iriam continuar no comando das mesmas na próxima temporada. Foi um regresso nostálgico de Carvalhal a um palco que bem conhece. Foi ao serviço do Leixões, que Carlos Carvalhal começou a despertar a cobiça dos clubes da primeira divisão. Na temporada de 01/02, Carvalhal fez história em Matosinhos. Levou a equipa do Leixões à final da Taça de Portugal, quando o clube militava na Segunda Divisão B. Final essa, ganha pelo Sporting por 1-0, com um tento de Mário Jardel.

 

O Sporting entrou bem no desafio e colocou-se em vantagem logo aos 16 minutos, com um golo de Miguel Veloso. Remate de fora da área. Imagem de marca do camisola número 24. A formação leonina foi quase sempre superior ao seu opositor durante os 90 minutos. Podia ter alcançado um resultado mais dilatado. Postiga perdeu boas changes para marcar. Numa delas, esteve perto de fazer um golo de bandeira. Um pontapé de bicicleta que obrigou Berger a uma das defesas da noite. O Leixões só foi capaz de responder, quando já tinha em campo João Paulo, autor do golo da equipa da casa. O segundo golo do Sporting foi apontado por Pedro Silva, um dos melhores em campo.

 

O Belenenses vencia no Bonfim o Vitória por 2-1, e deixava a última posição. O Leixões com a derrota no seu último jogo, trocava de lugar com a equipa de Toni. Este pode vir a ser um facto importante e decisivo para os azuis do Restelo. Em caso de descida de alguma das equipas na secretaria, o Belenenses, penúltimo classificado, volta a salvar-se pela terceira vez. A vitória no Bonfim pode ter sido preciosa. O futuro vai dizer se foi ou não !!!


publicado por andre--- às 14:25
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Paulo Silva a 10 de Maio de 2010 às 19:25
Penso que para além da despedida do Carvalhal, foi também a de Jesualdo... Palpita-me que Domingos, Paulo Bento e Jorge Costa estejam neste momento entre os candidatos que o Pinto da Costa deve estar a ponderar...

Bom post, continuação de bom trabalho,

Aproveito para anunciar que o "portugueses no estangeiro" prepara-se para divulgar uma entrevista exclusiva com um jogador português. Vejam , se quiserem, o anúncio(não divulga ainda quem é, mas dá pistas!):
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/05/10/1564/

Cumprimentos,
Paulo Silva


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds