ROY HODGSON - O TREINADOR DO MOMENTO EM INGLATERRA
Inglês, 62 anos, técnico do Fulham. É um dos treinadores de maior destaque em Inglaterra nas últimas três temporadas. Chegou ao clube londrino em Dezembro de 2007, com a difícil missão de salvar o Fulham da descida de divisão. Para trás ficava a experiência como seleccionador (a terceira da sua já longa carreira) da Finlândia. Antes já havia treinado a Suíça (selecção que qualificou para o Mundial de 94 e o Europeu de 96) e os Emirados Árabes Unidos.
Mudou-se para Craven Cottage a meio da época de 07/08, e saiu-se com distinção no final da temporada. Ao deixar os " Whites ", na décima sétima posição da Premier League. Quase de forma milagrosa, o Fulham conseguia escapar ao que parecia estar destinado desde o início da temporada : o regresso ao Championship (segundo escalão do futebol inglês). A opinião dos adeptos e críticos era unânime, Roy Hodgson tinha realizado um trabalho notável. Feito que lhe permitiu continuar no comando da equipa.
Na ano seguinte, Roy Hodgson começou a temporada desde o seu início, logo, foi ele quem planeou toda a época. Desde cedo colocou bem alta a fasquia. O objectivo era a manutenção, mas se possível com menos sobressaltos. No entanto, a equipa foi mais além, e terminou na sétima posição da Liga (a melhor de sempre da história do clube mais antigo de Londres). Feito assinalável e ao mesmo tempo surpreendente. Posição essa, que permitiu ao clube disputar a Liga Europa desta temporada.
A interessante prestação da equipa em 08/09, era de facto uma chamada de atenção ao trabalho de enorme qualidade, do técnico que já tinha passado por clubes como : o Malmo, o Inter, o Blackburn, o Grasshoppers, o Copenhaga ou a Udinese. Na terceira temporada (que terminou há dias), a equipa não foi além da décima segunda posição, bem longe do sétimo posto alcançado na época passada.
Porém, a equipa viria a surpreender a Europa do futebol com a sua espectacular prestação na mais recente prova da UEFA : a Liga Europa. O Fulham contra todas as expectativas e, sem os argumentos da outros emblemas do futebol do velho continente, foi caminhando de forma impar, até à final (frente ao Atlético de Madrid) da prova, que se disputa hoje em Hamburgo. O verdadeiro " outsider " da competição.
Três temporadas, três feitos. Feitos que levaram os adeptos ingleses a apelidarem o treinador inglês de " Feiticeiro ". Trabalho magnífico de Hodgson no Craven Cottage. A manutenção na primeira temporada. O apuramento para as competições europeias na segunda e, na terceira, o apuramento para a final da Liga Europa. O que lhe valeu a nomeação de treinador do ano em terras de sua majestade, pela Associação de Treinadores daquele país. O técnico do momento em Inglaterra. A vitória logo mais seria a cereja no topo do bolo. E uma forma justa de premiar os seus últimos três anos de trabalho. Se dependesse de mim : o Fulham levaria o caneco para Londres !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...