O INTER FOI QUEM SAIU BENEFICIADO
O ano passado (no mês de Julho), assim que a troca do sueco Zlatan Ibrahimovic pelo Camaronês Samuel Eto´o, foi oficializada, escrevi aqui neste blog, um pequeno texto (o negócio da china), onde demonstrava a minha opinião sobre um dos negócios mais falados do futebol internacional naquele verão. Passados todos estes meses, a minha ideia mantêm-se igual. Para mim, trocar um jogador como Eto´o, por outro como Ibrahimovic, e ainda por cima pagar uma quantia considerável (cerca de 45 milhões de euros), foi um erro tremendo da equipa catalã, e passo a explicar porquê. Na minha opinião, Samuel Eto´o, enquanto jogador, não é, nem nunca foi inferior ao jogador sueco (a sua passagem por Barcelona fala por si).
São jogadores diferentes. Zlatan é um jogador mais forte em termos físicos, superior no futebol aéreo, é uma espécie de referência. Em termos tácticos, o Barcelona também ficou a perder, um jogador com as características dele, encaixa melhor num sistema de jogo que utilize dois jogadores na zona central (e, como se sabe, não é o caso da formação de Guardiola). Esse, foi um dos seus grandes problemas na primeira época em Espanha. Samuel Eto´o, é um jogador mais explosivo, que cai nas alas, que aproveita a sua velocidade, a sua técnica, sendo, ao mesmo tempo, um bom finalizador. O típico jogador que cria desequilíbrios e explora a toda a largura a frente de ataque.
Pode-se dizer que o 4x3x3, é o seu habitat natural (um dos sistemas de jogo mais utilizados por Mourinho, e o sistema de jogo utilizado por Guardiola). Na teoria, esta era a minha opinião. Terminada a época futebolística no velho continente, essa ideia passou da teoria à prática. Eto´o encaixou que nem uma luva no onze de Mourinho e, pela segunda época consecutiva, ganhou tudo o que havia para ganhar (duas temporadas, dois tripletes). Já o mesmo não sucedeu com Ibrahimovic (que quis sair de Itália para triunfar na Champions, ironia do destino, viu a sua antiga equipa conquistar o troféu), que ganhou apenas a La Liga (campeonato espanhol), e o seu rendimento esteve longe, bem longe do esperado.
Teve enormes problemas na sua adaptação (ficou várias vezes no banco de suplentes). Que levou, inclusive, o Barça a garantir já um jogador para jogar na frente de ataque (o primeiro reforço do defeso), o internacional espanhol e ex Valência : David Villa. A mudança do atacante espanhol para Camp Nou, pode ser vista de duas formas : uma forma de reforçar o sector atacante, visto que Bojan e Henry podem estar de saída, ou então, será mesmo uma forma de compensar a hipotética saída de Zlatan (algo que os responsáveis do clube espanhol não colocam de parte). Para uma larga maioria (em Espanha, adeptos e critica especializada), a mudança do jogador sueco vai ganhando cada vez mais força.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...