Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010

Liga Zon Sagres 10/11 - Luta pela manutenção

ACADÉMICA - Tal como outras equipas na temporada anterior, também a Académica atravessou uma fase complicada. Rogério Gonçalves comandou a equipa só nas primeiras sete jornadas. Os maus resultados deram origem a mais uma chicotada psicológica na Liga principal. Com oito jornadas realizadas, os estudantes ocupavam a última posição da prova. O melhor que conseguiram nesse período foi três empates. Assim que André Villas-Boas actual técnico do Porto pegou na equipa, tudo mudou para melhor. A estreia decorreu no Estádio do Dragão diante do Porto. A Académica acabaria por perder por 3-2, depois de se ter exibido em bom plano. A escolha no novato Villas-Boas, antigo membro da equipa técnica do prestigiado Mourinho, começava a dar os seus frutos.

 

Por pouco a Académica não roubou dois pontos ao Dragão nesse desafio. O Porto fez o terceiro golo já muito perto do final do encontro. Recorde-se que Villas-Boas nunca antes tinha treinado uma equipa de futebol. A primeira vitória da " Briosa " chegou na jornada seguinte. Em Coimbra, a equipa da casa bateu o Vitória de Guimarães por 2-0. Começava ali o ponto de viragem. Para a nova temporada, os estudantes não terão Villas-Boas, mas contam com o ambicioso Jorge Costa, que deixou trabalho feito em Olhão. A única saída importante foi a do defesa esquerdo Emídio Rafael. De resto, a espinha dorsal da equipa manteve-se. E ainda recebeu jogadores que podem vir a fazer toda a diferença na época corrente. Peiser, Hugo Morais, Digo Melo ou Digo Valente. Veremos como se porta esta Académica com Jorge Costa no comando.

 

PAÇOS DE FERREIRA - A formação da Mata Real protagonizou uma excelente segunda volta, chegou a ocupar posições europeias, mas à medida que a competição se foi aproximando do seu final, os " Castores " foram perdendo terreno, acabando a prova na décima posição. Paulo Sérgio liderou a equipa só nas primeiras jornadas, mais tarde mudou-se para o Afonso Henriques para comandar os destinos do Vitória. Ulisses Morais foi o escolhido para ocupar a vaga deixada em aberto e não comprometeu. Este temporada não há Ulisses Morais, mas sim, Rui Vitória. Antigo técnico do Fátima.

 

Uma aposta de risco, visto que o novo treinador do Paços é um estreante na Liga principal. Será posto à prova neste seu novo desafio. A estreia não podia ser mais complicada. O Paços recebe um dos candidatos ao título logo na jornada inaugural. A Mata Real vai receber o Sporting já no próximo sábado. Jogadores como : Ricardo ou Danielson, eram pedras determinantes do xadrez dos pacenses. Titulares indiscutíveis na defesa, rumaram a outras paragens. Pizzi, jogador irreverente no ataque, também deixou o clube. Javier Cohene, David Simão e Nelson Oliveira (ambos do Benfica) ou Bura do Porto, são as grandes apostas.

 

UNIÃO DE LEIRIA - O União de Leiria é outra das equipas que conta com novo treinador. A saída de Lito Vidigal, algo conturbada, deu lugar à entrada de Pedro Caixinha, membro da equipa técnica anterior. Mais uma aposta de risco. Estreia-se como técnico logo no escalão máximo. O afastamento de Lito Vidigal foi deveras surpreendente. Depois de ter cumprido o objectivo, ter realizado um óptimo trabalho, ninguém estava à espera que o antigo técnico do Estrela da Amadora e Portimonense fosse afastado do cargo que ocupava. O União, um dos candidatos à descida, a par do Olhanense, na época anterior, foi uma das boas surpresas na temporada 09/10.

 

Terminou a prova no nono posto. E, em conjunto com o Rio Ave e o Sporting de Braga, foi uma das grandes revelações na primeira volta da competição. Até certa altura lutou pela Europa. Poucos esperariam que um primo divisionário terminasse a Liga a meio da tabela, practicamente. A destacar, duas saídas de dois jogadores fundamentais na época 09/10. O médio André Santos, que pertencia ao Sporting, e regressou a Alvalade. E por lá se deve manter esta temporada. E o atacante brasileiro Cássio. Um dos artilheiros do Leiria e da Liga. Duas unidades de grande destaque. Para colmatar estas duas perdas, os leirienses apostaram em Digo Amado, outro médio da cantera leonina, e em Rodrigo Silva, avançado canarinho que deixou o Nacional da Madeira.

 

NAVAL - O oitavo posto alcançado pela Naval 1º de Maio em 09/10, foi uma das classificações mais inesperadas da competição. Habituada a lutar pela manutenção até bem perto das jornadas finais, a Naval surpreendeu tudo e todos, com a melhor classificação de sempre no escalão principal. E a equipa até arrancou a época de forma preocupante. A primeira chicotada psicológica deu-se na Naval à passagem da terceira jornada. Ulisses Morais saiu e entrou para o seu lugar Augusto Inácio. Que cumpriu os objectivos. No entanto a equipa ficou na boca de meio mundo pela forma defensiva e táctica como se exibia. Jogando quase sempre com dez/onze unidades atrás da linha da bola.

 

Esta foi, durante meses, a imagem de marca da Naval. Já bem perto do final da época é que a equipa adoptou uma postura completamente diferente. Com a permanência assegurada, os estilo defensivo foi posto de lado por Inácio, que também faz parte dos técnicos que deixaram as equipas que representaram na temporada anterior. Mudou-se de forma surpreendente para o Leixões. Equipa que não evitou a despromoção. Peiser, Diego Ângelo (que ainda não se sabe se regressa ou não) e Lazaroni, foram importantes, mas deixaram de contar. Os novos reforços são perfeitos desconhecidos. Tal como o sucessor de Inácio : o francês Zvunka.


publicado por andre--- às 17:35
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds