Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010

Liga Zon Sagres 10/11 - Luta pela europa

OS SUSPEITOS DO COSTUME

 

NACIONAL - Foi graças à péssima segunda volta efectuada em 09/10, que o Nacional da Madeira não foi capaz de garantir um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga Europa na época que está prestes a arrancar. Uma segunda volta dentro da normalidade, algo a que o clube nos foi habituando nos últimos anos, teria chegado perfeitamente. Para esta nova temporada, também o Nacional conta com um novo treinador. Saiu Manuel Machado, entrou Jokanovic, um velho conhecido do futebol português, que está de volta ao comando do Nacional(antigo jogador dos três principais clubes da Madeira). E como é habitual, a expectativa é sempre a melhor.

 

Normalmente, o Nacional luta sempre pelos lugares europeus. Espera-se que assim seja em 10/11. As saídas mais importantes foram a do médio brasileiro Leandro Salino e a do atacante Edgar, o melhor marcador da equipa, que acompanhou Manuel Machado para o Guimarães. O médio canarinho não será nada fácil de substituir. Um autêntico pulmão da equipa. Valioso. Na minha opinião, o Nacional perdeu um dois dos seus jogadores mais valiosos. O número de golos apontados por Edgar falam por si. Bruno Amaro está de regresso, enquanto que Orlando Sá poderá ser o substituto de Edgar na frente de ataque.

 

VITÓRIA DE GUIMARÃES - Manuel Machado regressa a um clube que bem conhece. O objectivo está bem definido, lutar pela Europa. Na temporada passada o Vitória comprometeu esse objectivo depois de ter perdido em casa na última jornada diante do Marítimo por 3-2. A época transacta também não arrancou da melhor maneira no Minho. Só depois do agora técnico do Sporting Paulo Sérgio ter ocupado o lugar do professor Nelo Vingada é que a prestação da equipa foi melhorando. Deixou os últimos lugares e colou-se aos grandes. Acabando por perder a batalha final com o Marítimo.

 

Com Manuel Machado no comando, espera-se que o arranque seja bem mais prometedor, e que a equipa não falhe a Europa. O Guimarães está na ordem do dia por causa do negócio surpresa com o Manchester United. Bebé, jogador promissor de apenas 20 anos, mudou-se para Old Trafford sem se estrear pela equipa em jogos oficiais. Recorde-se que o jogador tinha chegado ao clube à apenas dois meses, vindo do Estrela da Amadora. Terá rendido ao cofres do Vitória cerca de oito a dez milhões de euros. É a maior venda de sempre do clube minhoto. Desmarets e Nuno Assis deixaram a equipa. Mas entraram Ricardo ; João Ribeiro ; Pereirinha ; Edgar ou William.

 

MARÍTIMO - O Marítimo também não evitou a chicotada psicológica. Saiu Carlos Carvalhal, que mais tarde sucedeu a Paulo Bento no Sporting, e entrou para o seu lugar o holandês Mitchell Van Der Gaag, que teve uma época de sonho à frente da equipa. Conseguiu um lugar de acesso á terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Por enquanto a equipa tem tido êxito na prova. Ultrapassou as duas eliminatórias e irá disputar o play-off de acesso à fase de grupos frente ao Bate Borisov. Chegou-se a falar da saída do treinador holandês, ainda a pré-época não tinha arrancado.

 

A constatar pela permanência do mesmo, no comando da equipa, não passou de mais um boato. Com um plantel recheado de bons valores, o Marítimo terá de lutar pelos lugares cimeiros. A seguir aos grandes e ao Braga, a formação insular conta com um dos planteis mais interessante da Liga 10/11. Apesar de ter visto partir jogadores que foram imprescindíveis durante toda a temporada como : Paulo Jorge ; Takahito ; Manú ou Kléber, o conta com Alonso, Ricardo Esteves (que regressou a Portugal), Vilas Boas, Marquinho, Tchô, Rafael Miranda, Babá, Kanu ou Djalma.

 

BRAGA - Em condições habituais, o Sporting de Braga é um sério candidato à Europa. A época anterior foi uma raridade, com a equipa a disputar o título com o Benfica até à derradeira e última jornada da Liga. Ainda é cedo para se avaliar o novo Braga, no entanto, o mais provável é que a equipa lute por uma presença na Europa do futebol, tal como irá suceder esta época. Os arsenalistas têm a Europa garantida. Mesmo que falhem a fase de grupos da Champions League, ficam com a entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.

 

Competição que poderá contar com as presenças do Porto, do Sporting e também do Marítimo. Dificilmente os " Guerreiros do Minho " repetirão a prestação de 09/10. Apesar da continuidade de Domingos Paciência, o plantel perdeu unidades extremamente importantes. Eduardo, Evaldo, Filipe Oliveira e Hugo Viana deixaram o clube. Até ao fecho das incisões, poderão ainda sair mais alguns jogadores. Rodríguez e Alan são os mais cobiçados. É esperar para ver qual será a resposta da equipa este época. O vice campeão entra em acção já amanhã. Recebe no Estádio Axa o primo divisionário Portimonense. Expectativa para ver como se vão portar as duas equipas.

tags:

publicado por andre--- às 17:33
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds