Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010

Liga Zon Sagres 10/11 - Luta pelo título

O TRIO HABITUAL

 

SPORTING - A época passada foi um autêntico pesadelo para o universo leonino. Uma das piores da história do clube. Ficou também marcada pela saída de Paulo Bento, que com as condições que teve, acabou por fazer um trabalho bem razoável. Carlos Carvalhal foi aposta a curto prazo. E também ele não foi capaz de fazer muito melhor que o antigo treinador do Sporting. André Villas-Boas, foi, ao que tudo indica, a primeira escolha para suceder a Paulo Bento. E mais tarde a Carlos Carvalhal. Um impasse nas negociações, e o interesse do Porto, levaram o Sporting a optar por Paulo Sérgio.

 

A ver pelos dois jogos (terceira pré-eliminatória da Liga Europa) oficiais que a equipa já realizou em 10/11, a sua prestação não foi nada convincente. Sem o poderio financeiro de Benfica e Porto, o leão decidiu recuperar alguns jovens valores da sua cantera, e apostou em outros que descobriu nas divisões secundárias. Reforçou-se ainda com  jogadores que já têm alguma experiência como : Evaldo, Maniche, Valdés ou Zapater. Por outro lado, perdeu dois dos seus jogadores mais emblemáticos. Moutinho e Veloso, como já se previa, deixaram Alvalade.

 

O plantel sem estas duas unidades fica muito mais enfraquecido. Paulo Sérgio e Costinha terão grandes dificuldades para colmatar estas duas perdas. Se compararmos o plantel actual do Sporting com o dos outros dois candidatos, chega-se facilmente à conclusão de que este não consegue reunir tanta qualidade e tantas alternativas. Por outro lado, os nomes não ganham jogos, e não há vencedores antecipados. O futebol será sempre uma incógnita. No entanto, em condições normalíssimas, o Sporting não será tão candidato quanto os seus rivais. O tempo dirá se esta ideia tem ou não algum fundamento.

 

PORTO - A pré-temporada do Porto foi um enorme fiasco. André Villas-Boas tentou sempre desvalorizar os resultados mais negativos da equipa em jogos de preparação, preferindo salvaguardar as coisas positivas que o seu grupo ia apresentando. Se recuarmos atrás até ao último jogo, ficamos com a sensção de que o mais novo treinador de sempre ha história do clube, afinal tinha razão. Quando foi a sério a equipa deu uma boa resposta e além de ter ganho o troféu ao seu maior rival, encheu o olho com uma exibição muito bem conseguida.

 

A grande preocupação que se apoderou dos adeptos azuis-e-brancos, deu lugar à espectativa. Com um meio-campo da fazer inveja, o Porto parte na minha opinião em igualdade com o Benfica na luta pelo título. Não creio que os encarnados sejam mais favoritos só pelo facto de serem o campeão em título. O Porto perdeu até ao momento um jogador : Bruno Alves. Um dos pilares da equipa nas últimas temporadas. O Porto está no mercado, mas substituir um jogador como Bruno Alves é quase impossível. Diante do Benfica, em jogo da Supertaça, a equipa não acusou a ausência do internacional português, mas todos nós sabemos que o antigo capitão fará imensa falta dentro e fora de campo. É por isso uma baixa de vulto. 

 

Fucile poderá ser o próximo a sair. A nível da sua linha média e do seu ataque, a equipa dispensa qualquer tipo de apresentação. Villas-Boas terá muito por onde escolher. Qualidade é algo que não lhe falta nesses sectores. A defesa parece ser o sector menos forte, em comparação com os restantes. A desvantagem para o Benfica reside no facto de contar com um novo treinador. O plantel tenta ainda assimilar novos métodos e ideias. Se o plantel do ano passado era de qualidade, o que dizer do deste ano, que recebeu jogadores como : Moutinho, Souza, Castro, Ukra ou Walter.

 

BENFICA - Jorge Jesus tem, neste momento, muito em que pensar. Revalidar o título não será uma tarefa fácil. Menos fácil não será com certeza arranjar substitutos para dois dos seus jogadores mais importantes na época anterior : Di Maria e Ramires, que deixaram uma série de problemas na Luz. Gaitán, outro argentino, parecia ser o jogador ideal para tentar fazer esquecer uma das novas caras do Real Madrid. Chegou, viu, mas ainda não venceu, nem tão pouco mostrou serviço. É certo que tem tido algumas lesões, mas do que se viu até ao momento, ainda não tem condições para ocupar o lugar que pertencia a " Angelito ". E está longe de merecer a titularidade. Dá mostras de ser um jogador discreto, que aparece e desaparece do jogo com tamanha facilidade. Mais preocupante, tem tendência para procurar terrenos interiores.

 

Jorge Jesus apostou em Coentrão no primeiro jogo oficial, mas o rendimento do novo menino bonito dos benfiquistas não é o mesmo, quando este joga sobre o lado esquerdo da defesa. No lado direito também já não há Ramires. A imprensa tem avançado com vários nomes, todos eles jogadores canarinhos. Wesley do Santos, Elias do Corinthians e Maylson do Grémio perfilam-se como as escolhas mais prováveis. Na baliza não há Quim, há Roberto, que custou cerca de 8,5 milhões de euros mas tem deixado muito a desejar.

 

Sem jogadores que sejam capazes de render Di Maria e Ramires, uma das opções de Jorge Jesus poderá passar por um novo sistema de jogo : o 4x3x3, que várias vezes foi ensaiado nos jogos de pré-época. Na minha opinião seria uma excelente decisão. Viu-se que a maioria dos jogadores adaptou-se com relativa facilidade a este sistema de jogo, acabando por proporcionar momentos interessantes. O Benfica tem claramente boas soluções para qualquer uma das posições, isto sem contar, com ambos os lados do losango. De resto, alternativas válidas não faltam neste plantel, que ainda não está fechado, tal como os planteis do rivais directos.

tags:

publicado por andre--- às 17:34
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds