ACADÉMICA PROTAGONIZOU A GRANDE SURPRESA DA JORNADA
LIGA ZON SAGRES - 1ª JORNADA
BENFICA - ACADÉMICA
O campeão nacional Benfica entrou com o pé esquerdo na Liga 10/11. Ao longo dos últimos anos, tem sido assim, no arranque da prova - um autêntico " sacrilégio " para o universo benfiquista. A época anterior, os encarnados ainda conseguiram somar um ponto diante do Marítimo. Ontem, nem isso foi possível (por culpa do golo monumental de Laionel em período de compensação). O mais preocupante, é que a equipa de Jorge Jesus, já vem de " três derrotas consecutivas ". Marcou apenas um golo, e sofreu cinco. Os primeiros 45 minutos foram para esquecer. Depois de ter ido para o intervalo a perder por 1-0, com um golo de Miguel Fidalgo (culpas para Sidnei, um dos piores em campo, em conjunto com Peixoto) - apontado aos 25 minutos. Os encarnados só conseguiram chegar à igualdade já no decorrer do segundo tempo, pela autoria de Franco Jara (minuto 61). Por essa altura, a Académica já estava reduzida a dez unidades, graças à expulsão de Addy, jogador ganês emprestado pelo Porto aos estudantes.
Em apenas um minuto, o defesa africano viu dois cartões amarelos. E deixou a sua equipa em inferioridade numérica, quando esta estava na frente do marcador, que até estava a dar conta do recado. Uma tremenda infantilidade, de Addy. Com o Benfica completamente balanceado para o ataque, os visitantes aproveitaram uma transição rápida para dar o golpe de misericórdia no adversário. Laionel, jogador brasileiro, que regressou ao futebol português, concluiu de forma genial depois de ter galgado (tinha entrado no segundo tempo, estava fresco) alguns metros. Um chapéu quase perfeito a roberto - a uns bons 40 metros. O esférico ainda tocou no ferro, mas acabou por entrar. Com a equipa balanceada, é perfeitamente normal o guarda-redes estar um pouco mais adiantado. Mérito enorme para Laionel que soube executar o movimento de forma sublime. Pouco depois, Cosme Machado levava o apito à boca pela última vez.
Estava consumado o " golpe de teatro " em pleno Estádio da Luz. O Benfica, detentor do troféu, estreava-se com uma derrota no seu terreno - onde na temporada transacta concedeu apenas dois pontos (também na ronda inaugural, frente ao Marítimo). Jogadores em destaque : Peiser, guardião francês que trocou a Figueira da Foz por Coimbra. Esteve seguro. Desta vez não tão exuberante como no ano passado. Diogo Gomes, médio da Académica. Um dos bons valores daquela equipa. Já na época anterior foi um dos que mais deu nas vistas. E, claro, Laionel. Apontou o golo da jornada, um dos melhores da Liga, sem sombra de dúvidas, apesar de estar ainda estar no seu início. Golo soberbo que garantiu os primeiros três pontos aos " Estudantes " em 10/11. No lado do Benfica, começa a ser habitual, o inconformismo de Fábio Coentrão. Assistiu Jara, e quase fez o segundo, numa altura em que o marcador assinalava uma igualdade.
Estreia enorme de Jorge Costa, que estudou bem o adversário. Montou de forma eficiente a sua estratégia - e colheu os frutos no final. Recorde-se que ele, na época passada, já tinha roubado pontos aos três grandes, na altura no comando do Olhanense. Na primeira volta esteve perto de vencer o Benfica em Olhão. Um golo de Nuno Gomes, em período de descontos, permitiu à equipa da Luz conquistar um ponto. Ontem, nos minutos finais, foi a sua equipa que marcou, não o golo do empate, mas sim o da vitória. Estreia prometedora desta nova Académica. Jorge Jesus continua a insistir, e mal, no 4x4x2. No segundo tempo apostou no 4x3x3, esquema táctico mais acertado. Só depois de expulsão, é que o Benfica começou a carrilar jogo, sempre pela esquerda. O Benfica, neste momento, está mais fraco, e está excessivamente dependente do seu lateral esquerdo. Não há Ramires. Maxi ainda não está no seu melhor nível. Também não há Di Maria. Sobra apenas e só Coentrão.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...