Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010

Como num sonho !!!

NOITE HISTÓRICA EM SEVILHA !!!

 

CHAMPIONS LEAGUE - 2ª MÃO DO PLAY-OFF

 

SEVILHA - BRAGA

 

Histórica, inesperada, surpreendente, inesquecível, memorável, frenética, exemplar, sonante ... assim foi, a noite de ontem do Braga. Foram 90 minutos de pura nosltalgia, que resultaram numa " chuva de golos". Parece um sonho, mas é bem real - o Braga está mesmo na Liga dos Campeões. " Os guerreiros do Minho " continuam a fazer história. Depois de na temporada transacta (lutarem pelo topo até à última jornada) terem sido vice-campeões portugueses, esta época voltaram a escrever mais uma página dourada na sua história, ao eliminar o " poderoso " Sevilha, no Play-off de acesso à Liga Milionária (os bracarenses vão encaixar perto de treze milhões de euros com a presença na competição) com um triunfo (4-3) " categórico " em pleno Ramón Sanchez Pizjuàn, e garantirem a sua primeira presença (histórica e inédita) na fase de grupos da mais " importante " prova de clubes do futebol do velho continente. 

 

Lima, o atacante brasileiro que deu nas vistas com a camisola do Belenenses, e foi uma das novas apostas do clube, dificilmente esquecerá a noite (principalmente a segunda parte - período em que entrou em acção) memorável que teve ontem em Sevilha. O dianteiro canarinho foi o homem do jogo, ao apontar um " hat-trick " no derradeiro e decisivo jogo. Recorde-se que ele já tinha ameaçado no encontro da primeira mão. Perto do final desse desafio atirou à trave do espanhol Palop. Ontem atirou mesmo a contar, e por três vezes. Se Lima foi o homem do jogo, Matheus foi certamente o homem da eliminatória. A atravessar um momento de forma soberbo, Matheus marcou nos dois jogos e foi fundamental no apuramento fantástico dos minhotos.

 

É um percurso notável da equipa de Domingos Paciência, que já tinha eliminado o conjunto escocês do Celtic. O técnico bracarense tinha prometido golos no embate decisivo, mas não estaria quase de certeza à espera que a sua equipa fizesse quatro golos no terreno do quarto classificado espanhol da última edição da La Liga. Na minha opinião, o minuto 31 foi o minuto chave. O Braga teria de marcar, mas ao fazê-lo primeiro, deu um passo de gigante. Se tivesse sucedido o contrário, provavelmente estaria aqui a contar uma história totalmente diferente. Marcar fora de portas é sempre importante, na maioria das vezes fundamental, mas ainda mais determinante, é marcar primeiro, como aconteceu ontem. Outro dos aspectos de extrema importância, foi a forma compacta, organizada e competente com que os " arsenalistas " defenderam não só ontem, mas também no primeiro duelo.

 

No futebol moderno, actual, defender bem é na maioria das vezes meio caminho andado para se vencer um jogo ou uma eliminatória. Nesse capítulo, os pupilos de Domingos estiveram impecáveis. A juntar a isso, o espírito de equipa, entreajuda, sacrifício, vontade, querer, ambição e a humildade necessária para reconhecer que não era uma tarefa impossível, mas de um grau de dificuldade altíssimo. Ao conseguir tudo isto, tem que se dizer que o Braga foi uma verdadeira equipa no sentido literal da palavra. O Braga entrou em campo sabendo das dificuldades que lhe esperavam, e conseguiu suportar os primeiros minutos sufocantes da equipa da casa, que exerceu grande pressão sobre o sector defensivo minhoto, carrilando jogo de forma sistemática - um verdadeiro vendaval de futebol ofensivo.

 

Era em Leandro Salino e no trio da frente (Alan/Paulo César/Matheus), que Domingos Paciência depositava grandes expectativas. Em Salino, porque era este que ligava o jogo ofensivo da equipa. Sendo ele um jogador de passada larga, era ele quem iniciava quase sempre, de forma rápida e práctica, as transições ofensivas sempre que o esférico lhe chegava aos pés. E no tridente da frente, pela forma dinâmica com que se exibe. Por serem jogadores rápidos e de técnica inquestionável. Foram precisamente duas destas quatro unidades que, contra a corrente do jogo, construíram o primeiro golo, que deu início a um festim do emblema português por terras espanholas. Paulo César ganhou a bola no meio-campo, arrancou decidido, deixou para trás alguns defesas, rematou à baliza de Palop, este defendeu, mas não foi capaz de evitar a recarga oportuna e vitoriosa de Matheus.

 

O Braga colocava-se na frente do marcador e aumentava a vantagem na eliminatória. O Sevilha tinha agora de marcar por três vezes, e já faltavam pouco mais de quinze minutos para o intervalo. O Braga a mostrar um veneno chamado : contra-golpe. No segundo tempo, aos 58 minutos, três minutos depois de ter entrado em campo, Lima reforçou o marcador. Começava aqui uma noite inesquecível para o jogador brasileiro. Com o marcador em 2-0, começava a cheirar a surpresa. A passagem do Sevilha era agora uma " miragem ".

 

Aos 61 minutos respondeu a formação da casa. Fabiano que teve uma fucaz passagem pelo nosso futebol, reduziu. Foi já a seis minutos do fim, que o Sevilha igualou por intermédio de Navas. Ainda havia alguma esperança, mas o tempo disponível para dar início à reviravolta era demasiado curto, e faltavam dois golos. Na jogada seguinte, Lima bisou e desfez o sonho do emblema espanhol. O jogo começava a ganhar contornos frenéticos. Lima decidiu entrar mais uma vez em cena, ao fazer o quarto golo de cabeça, na sequência de um canto. Logo depois reduzia (4-3) Kanouté, também de cabeça. O Braga não só eliminava o Sevilha, como também vencia pela segunda vez com distinção, classe e categoria. Este época, o Axa também merece receber os " tubarões europeus ".

tags:

publicado por andre--- às 17:35
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De O Nosso Futebol a 25 de Agosto de 2010 às 17:56
Foi uma excelente vitória, a continuar assim o Braga fará novamente uma grande época.

Abraço

http://onossofuteb0l.blogspot.com


De Futebol Quiz a 25 de Agosto de 2010 às 19:46
Boa tarde caro amigo, acabo de entrar neste mundo da blogesfera e como tenho reparado todos os blogues possuem uma lista de blogues "amigos", eu gostaria de fazer o mesmo e era o seguinte eu colocaria o seu link na minha lista e voce fazia o mesmo na sua. Se aceitar e se assim o entender fazer por favor responda no meu blog.
Responda ás questoes no blogue!
( torne-se também seguidor)
P.S: excelente blogue que possui aqui, nao pare, continue!!!!

http://futebolquiz.blogspot.com/

Abraços

Futebol Quiz


De João Miguel Pereira a 25 de Agosto de 2010 às 23:41
Caro amigo,

Gostava só de dizer que tem um erro no seu texto. Kanouté não fez o golo do empate a 3, mas reduziu quando o resultado já estava em 4-2 para o Sp. Braga.

Além disso, Luís Fabiano teve uma passagem fugaz pelo nosso futebol?! Esteve um ano no FCP e ainda ganhou uma Liga dos Campeões, acha pouco?!

Deveria informar-se melhor, antes de escrever!!!!!


De andre--- a 26 de Agosto de 2010 às 14:42
Caro João, tem toda a razão quanto ao erro que mencionou. Foi uma pequena distracção minha, até porque eu vi o jogo (todo).

Obrigado pela sua correcção .

Quanto ao Luís Fabiano, não estou de acordo. Ele jogou apenas uma temporada de dragão ao peito, daí ter sido uma passagem fugaz, rápida, efémera, pelo nosso futebol.

Vou mais longe. Além de ter tido uma passagem fugaz, teve também uma passagem pouco convincente. Desastrosa diria até.

Chegou a Portugal rotulado de " fabuloso ", mas a realidade é que em 22 partidas marcou apenas 3 golos. É um grande jogador, mas o facto é que a sua passagem por Portugal foi uma autêntico fracasso.

Em relação ao facto dele ter ganho a " Champions ", lamento dizer-lhe, mas está completamente enganado. Neste caso sou eu que lhe digo : informe-se melhor antes de escrever.

Na sua breve passagem pelo Porto, o atacante canarinho venceu apenas a Taça Intercontinetal . Até á data não venceu a " Champions ". Nem pelo Porto, nem pelo Sevilha.

Abraço.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds