O médio defensivo, o trinco, o pivot defensivo, o pêndulo, o barómetro, o seis, como lhe quiserem chamar. Pois correspondem todos à mesma posição. Eu prefiro a primeira opção no meio das várias possibilidades, porque me parece a mais indicada, devido ao papel que exerce no jogo. E também por uma questão de hábito. A posição 6, é hoje em dia, uma das posições mais importantes do panorama do futebol actual, tanto a nível europeu, como mundial. Começou e foi ganhando cada vez mais importância e destaque, graças ao desaparecimento da grande parte dos clássicos médios número 10.
Há alguns anos atrás, os médios defensivos limitavam se apenas a fechar aquela zona do terreno, a tentar recuperar o máximo de bolas ao adversário. E em diversas ocasiões acabavam mesmo por vigiar de perto, ou fazer a típica marcação cerrada ao jogador adversário mais criativo na zona do meio campo. O construtor de jogo. Pois bem, as coisas mudaram, e hoje em dia, já não é bem assim. O médio defensivo foi crescendo. E hoje assume-se como um jogador de extrema utilidade.
Um médio defensivo actualmente tem um papel mais importante e decisivo numa equipa. Acabando por ser hoje em dia um jogador mais completo e com outras preocupações. O futebol moderno passou a ser pensado e construído mais atrás. É o médio defensivo que pensa o jogo da sua equipa, e que dá início ás transições ofensivas que tanto se falam. A ligação e a saída para o ataque.
Para além de tentar marcar e gerir o ritmo do jogo. Sempre da forma que mais lhe convêm. Tem obrigatoriamente de ter boa visão de jogo, segurança no passe, e cultura táctica. Além do que já foi referido, o médio defensivo costuma ser o jogador que equilibra uma equipa a nível defensivo. Dando lhe a tal consistência táctica e defensiva, a nível de meio campo, que muitas vezes é fundamental para se ganhar a batalha a meio campo. Acabando no fim de contas por ser o responsável pelos princípios de jogo de uma formação.
É por tudo isto, que um número seis passou a ser um jogador de grande importância. Um jogador que actue nesta posição, mas que não consiga produzir este tipo de acções, nunca terá sucesso e estará condenado ao fracasso. Um médio defensivo hoje em dia é sinónimo de talento e classe. E de maior importância no jogo da sua equipa. São as consequências do futebol moderno. Chama-se a isto evolução.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...