Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Um ano com rui costa de fato e gravata

Fez precisamente ah uns dias, um ano, desde que rui costa, um dos nomes mais queridos, e respeitados do universo benfiquista, assumiu as funções de director desportivo do clube da luz. Com a época a chegar ao fim, eh altura de se fazer um balanço, sobre a temporada que o Benfica realizou, e sobre as decisões que o antigo numero 10 dos encarnados, foi tomando ao longo desse período de tempo.

 

Não estou a errar, se disser que esta foi mais uma época para esquecer, rapidamente, mais uma temporada claramente negativa. A equipa termina a liga, a lutar pelo terceiro posto, são quatro anos sem vencer o campeonato, são quatro anos sem conseguir alcançar a segunda posição. Ainda assim, nem tudo foi mau, o Benfica voltou a conquistar um troféu, a taça da liga, algo que já não acontecia ah duas épocas, conquista polémica, já que ficou marcada pelo erro crasso de Lucílio baptista. Pior, só mesmo a temporada anterior, onde o clube, não foi alem da quarta posição na liga, deixando se ultrapassar pelo Guimarães, sem sombra de duvidas, a pior época dos últimos quatro anos.

 

O final, inicio de época na luz, começa quase sempre com a escolha de um novo técnico, esta temporada não foi diferente, tem sido sempre assim ao longo dos últimos anos, com rui costa a tradição cumpriu se. Como eh normal, foram apontados ah luz, mil e um nomes, a escolha recaiu sobre o espanhol, quique flores, mais um espanhol, um a sair (camacho), outro a entrar (quique). O técnico espanhol não começou na melhor maneira, dois empates, nas duas primeiras jornadas da liga, o primeiro triunfo só apareceu na mata real, frente ao paços. Seguiu se mais uma vitoria, e logo no derby com o Sporting , o Benfica consegue também eliminar o Nápoles na luz, para a taça UEFA , as coisas começavam a correr melhor, e o espanhol aos poucos, ia conquistando os adeptos encarnados. Ainda assim, a equipa nunca convenceu, nem mesmo quando andou na liderança da liga, ou quando esteve 12 jornadas sem perder. Os primeiros sinais de alarme, chegaram quando a equipa foi eliminada da taça de Portugal. Logo de seguida, e como se não bastasse, também fica pelo caminho na taça UEFA. A fase negativa continua, e perde a liderança da liga. Depois destes três desaires, quique perdeu o estado de graça, que chegou a ter junto da massa associativa. Com a temporada a chegar ao fim, quique flores, muito dificilmente continuara na luz, apesar de ter mais um ano de contrato. Na luz, já se fala em novo técnico.

 

Inicio de época , eh sempre sinonimo de novas contratações . Chegaram ah luz, alguns nomes sonantes, para atacar a época 08/09, no entanto com a época muito perto do seu final, eh caso para dizer, que esses nomes acabaram por não justificar tudo aquilo, que neles se investiu. Ou que se esperava que pudessem vir a produzir.

 

Sidnei - Na minha opinião , foi uma boa opção , a cumprir a sua primeira temporada no futebol europeu, precisa de se adaptar melhor, ao clube e ao futebol portugues. Com apenas 19 anos, tem ainda muito para evoluir. No entanto tem deixado boas indicações ao longo de epoca.

 

Jorge ribeiro - Não eh, nem nunca foi jogador para o Benfica . As suas chamadas ah selecto , na altura de scolari , ainda me fazem muita confusão. Chegou a ganhar o lugar ao brasileiro leo , no entanto tinha os dias contados.

 

Ruben amorim - Já mostrou do que eh capaz, e muito sinceramente, um clube como o Benfica , precisa de muito mais, daquilo que ele próprio pode dar. Ate posso estar enganado, mas eh a minha opiniao.

 

Yebda - Se tivermos em conta, de que veio a custo 0, se calhar ate nem foi uma ma opção . Talvez mereça o beneficio da duvida.

 

Carlos martins - Muita garra, muito querer, mas em termos de rendimento, muito aquém das expectativas.

 

Aimar - Terá sido, o nome mais sonante de todos, a sua aquisição apesar de tudo, chegou a estar tremida, devido ao possível interesse de outros clubes. O internacional argentino, veio a troco de qualquer coisa como, 7 milhões de euros. O el mago, como eh conhecido, não convenceu, varias lesões , exibições bastante apagadas, uma enorme desilusao.

 

Balboa - A maior desilusão , 4 milhões de euros, e mais uma transferência para esquecer. Na pré época , ainda deixou algumas boas indicações , mas depois, quando as coisas começaram a serio, nunca conseguiu corresponder.

 

Urreta - Não foi a toa , que deixou boa impressão , nos jogos que realizou pelo seu pais, tem apenas 19 anos, logo tem margem de progressão. Precisa de jogar com mais frequência , para poder evoluir, talvez um empréstimo não fosse ma ideia.

 

Reyes - Iniciou a época a todo o gás , prometeu bastante, autor de golos decisivos, no entanto, tudo isso foi sol de pouca dura. O espanhol alem de ter sido obrigado a lidar com varias lesões , foi se mostrando um jogador demasiado irregular, ao longo da temporada. Aqui também o Benfica investiu nele, comprando uma percentagem do seu passe. Grande parte da imprensa, adianta que o Benfica não devera exercer o direito de opção de compra.

 

Suazo - O hondurenho, foi provavelmente a melhor aposta do Benfica para esta época. Outro jogador que foi fustigado pelas lesões , sempre que esteve disponível , relegou para segundo plano oscar cardozo . As lesões foram mesmo, o seu grande obstaculo, foi definitivamente uma boa aposta, apesar do seu salário altíssimo.

 

Rui costa falhou claramente no seu primeiro ano, como director desportivo, transferências falhadas , um alto investimento, culminado com o terceiro, ou quarto lugar na liga, e com uma taça da liga, ganha, graças a um erro de arbitragem. Um técnico que não conseguiu mais do que lutar pela terceira posição da liga, que deixou a equipa no ultimo lugar do grupo b da taça UEFA , com apenas um ponto conquistado. Uma equipa que nem os quartos final da taça de Portugal , conseguiu atingir. Muito pouco !!! Para um clube, com o nome, a historia , e a grandeza desta instituicao.

tags:

publicado por andre--- às 17:39
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Desertor - com ou sem raz...

. Witsel é um luxo

. Um olhar sobre os candida...

. Fará Luisão assim tanta f...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Liga Europa - O adversári...

. Um ponto final na maldiçã...

. Liverpool no caminho do B...

. Só resta a Taça da Liga

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

origem
SAPO Blogs

.subscrever feeds