A época fracassada do Benfica versão 08/09, não se deve apenas e só ao técnico espanhol, muito pelo contrario, no entanto o treinador do pais vizinho, falhou claramente na sua primeira experiencia fora do seu pais. Apesar do próprio afirmar que cumpriu objectivos, mas que por vezes pareceram invisíveis. A época foi claramente ma, um autentico fracasso. Ele falou em objectivos, esses objectivos terão sido : a conquista da taça da liga ? O terceiro lugar no campeonato ? Muito pouco para um clube como o Benfica !
Geralmente um técnico estrangeiro, que chegue a Portugal pela primeira vez, para orientar uma equipa nacional, à partida começa logo em desvantagem, simplesmente por não conhecer o nosso futebol. Para um treinador é bastante importante conhecer a realidade do futebol do pais onde vai trabalhar, por diversas razoes. Não quer dizer que um técnico estrangeiro não possa triunfar em Portugal, temos vários casos de sucesso, mas estar por dentro do futebol do pais onde esta, é uma vantagem.
Pode se dizer que Quique flores também falhou, por não conhecer realmente bem o futebol do nosso pais. Desconhecer por completo os clubes, os estádios, os seus adversários, os jogadores, etc. Esses pormenores são importantes, e podem fazer a diferença. Um técnico português terá sempre essa vantagem.
A nível de opções técnicas, o espanhol também deixou muito da desejar, sistema de jogo, jogadores que indicou, opções que tomou, erros atrás de erros.
Uma equipa deve ter sempre um plano b, um outro sistema de jogo, o Benfica parecia não ter com o espanhol, actuou praticamente toda a época com o mesmo sistema de jogo. Sistema esse, que provavelmente não terá sido a melhor escolha, se tivermos em conta o plantel que o Benfica tinha. O 4x4x2 clássico que o espanhol implementou, devia ter sido relegado face a um 4x4x2 losango.
Quique Flores, tambem nao encontrou um onze tipo, desta forma e dificil uma equipa ficar rotinada, ganhar habitos, e poder evoluir a cada jornada. Foram raras as vezes, em que o tecnico espanhol apresentou o mesmo onze, duas ou mais vezes seguidas.
Os jogadores indicados pelo espanhol, acabaram por não produzir aquilo que deles se esperava, saíram caros, e tinham nome, no entanto foi só fogo de vista.
Aimar - Muito aquém das expectativas, lesões, rendimento abaixo do esperado, não mostrou serviço.
Balboa - O pior de todos, 4 milhões de euros, para ficar sentado na bancada, ou no banco de suplentes, muito poucas vezes como uma opção valida.
Reyes - Começou a época a todo o gás, mas rapidamente chegou se à conclusão que seria sol de pouca dura, também não esteve imune as lesões.
O argentino Aimar, nunca jogou na sua verdadeira posição, tudo por culpa do sistema de jogo, que assim não o permitia. Actuou mais de metade da época como segundo avançado, algo que não o é. Depois começou a ser relegado para as faixas. Como numero 10, que é a sua verdadeira posição nunca jogou.
Quique preferiu sempre suazo a cardozo, enquanto foi possível, nunca percebeu que o paraguaio tinha de ser a referencia atacante da equipa. Suazo é um bom avançado, mas não é a referencia que uma equipa precisa, principalmente quando actua com um sistema de jogo idêntico aquele que o Benfica utilizava.
Foi já no final da época, que o espanhol chegou à simples conclusão, de que Ruben Amorim, deveria jogar na zona central do meio campo, que esse era e é, o seu habitat natural, e não na ala direita do ataque.
Conquistou um troféu, a taça da liga, mas de uma forma injusta, graças à ma arbitragem.
Na liga, o melhor que conseguiu foi lutar pela terceira posição.
Ficou se pelos quartos de final da taça de Portugal.
Na taça UEFA, não passou da primeira fase, terminando na ultima posição do grupo.
A equipa apresentou quase sempre um mau futebol, contam se pelos dedos das mãos, o numero de partidas, em que a equipa da luz deixou boas indicações.
O que Quique Flores conseguiu, foi muito mau. A culpa é só dos treinadores ? Não, nao é !!! Mas que o ultimo técnico do Benfica esteve muito abaixo do que se esperava lá isso esteve !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...