É um dos principais temas de conversa do momento, para todos aqueles que gostam de futebol, falo de uma transferência que não se chegou a concretizar, e que tem andado nas bocas do mundo, a do Francês Cissokho, do Porto, para o Milan. Tudo por causa de uma oclusão dentaria. Fomos todos apanhados de surpresa, bem ao estilo cinematográfico. O episodio desta transferência falhada, parece ter saído de uma tela de cinema, onde o principal objectivo é surpreender o espectador, com um final twist, final surpresa.
Infelizmente, este episodio é bem real, e de ficção não tem nada. Quem não queria estar na pele do jogador Francês era eu, imagino que a nível psicológico, tudo isto não deva ser nada fácil de digerir. Um sonho, um objectivo, tudo se evaporou como num simples estalar de dedos, pelo menos por enquanto. Que no entanto, não deixa de ser difícil de superar, devido a toda aquela ilusão, de jogar em Itália, e logo no Milan. Aquela expressão muito popular, um soco no estômago, assenta que nem uma luva, neste episodio.
O lateral Francês, parece ter sido talhado para nos surpreender, senão, vejamos, primeiro surpreendeu o futebol nacional quando trocou o Vitoria de Setúbal (o seu anterior clube) pelo Porto. Na reabertura do mercado de transferências em Dezembro, pela módica quantia de 300 mil euros. Eu confesso, que encabeçava a extensa lista daqueles que torceram o nariz, com esta mudança. Confesso que não acreditava que este pudesse vir a triunfar, enganei me, mas tenho a humildade suficiente para o admitir. Adaptou se à equipa com uma facilidade tremenda, nem tão pouco se sentiu pressionado, quando foi aposta de Jesualdo na liga milionária, e logo frente a equipas como o Atlético de Madrid, ou o Manchester United, que na altura ainda era o detentor do troféu.
Com o tempo, fui aprendendo que no futebol não existem limites, Cissokho já tinha surpreendido, mas voltou a surpreender. Em apenas seis meses, já tinha chamado a atenção dos tubarões europeus, o valor do seu passe continuava a disparar, a saída podia estar eminente. Com o final da temporada, começaram a surgir as primeiras especulações. O lyon surgia na linha da frente, no entanto voltamos a ser apanhados em contra pé. O impasse nas negociações com os Franceses mantinha se, aparecia um novo clube interessado no concurso do jogador. Que mais tarde se viria a saber que eram os Italianos do Milan, que sem perder tempo tinham fechado negocio com o campeão nacional.
Mais uma surpresa, o lateral esquerdo Francês, iria custar aos cofres do gigante Italiano, cerca de 15 milhões de euros, três milhões de contos. Recorde se que o Porto tinha pago, seis meses antes, apenas 300 mil euros pelo pelo seu passe. Nos andávamos surpreendidos, enquanto que o Francês fazia parte de um conto de fadas. A sua carreira tinha dado uma reviravolta tremenda, em apenas seis meses.
Como não à duas sem três, outra expressão usual, lá voltamos todos nos a ficar surpresos, com toda esta historia que afinal terminou mal. Um problema dentário diagnosticado nos habituais exames médicos, comprometia seriamente a transferência do atleta. O Porto perdia a oportunidade de fazer um negocio do outro mundo, e o jogador de concretizar o sonho, de jogar numa das melhores ligas do mundo, ao serviço de um dos colossos mundiais.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...