O Inglês Alan Shearer, actual treinador do Newcastle, foi um dos melhores finalizadores que já tive o prazer de ver actuar. Pendurou as botas no final da época 05/06, depois de ter contraído uma lesão grave em Abril de 2006. Infelizmente, e com muita pena minha, chegava ao fim a carreira daquele que continua a ser um dos meus pontas de lança favoritos de sempre do futebol mundial.
Curiosamente, o ex capitão da selecção Inglesa, ate nem era aquele tipo de jogador que mais me fascina. Não era rápido, e também não tinha grande técnica. Porem, tinha um pé direito que valia por qualquer outra característica que não possui-se. Foi o seu instinto de matador que sempre me deslumbrou. Era uma finalizador nato, por excelência. Fazia golos de qualquer maneira, de qualquer sitio, de cabeça, com os pés, de futebol corrido, ou de bola parada. Chegava a ser impressionante a sua eficácia, simplesmente admirável. Não recorria aos dribles, nem aquelas grandes correrias, aproveitava bem o espaço, e o tempo. Foi um dos melhores atacantes da historia do futebol Inglês.
Iniciou a sua carreira no modesto Southampton. Na temporada de 92/93, mudava se para o Blackburn Rovers, nessa mesma época iniciava se uma nova era no futebol Inglês, arrancava aquela que é considerada por muitos ate hoje como a melhor Liga do Mundo, a Premier League. Foi ao serviço do Blackburn que conquistou o seu único troféu enquanto jogador a nivel colectivo. Em 94/95, o Blackburn vencia a Liga Inglesa, e acabava com o reinado do Manchester United, que já havia vencido a prova nos dois primeiros anos. Depois de quatro anos ao serviço do Blackburn, Shearer voltava a trocar de clube.
No verão de 1996, o atacante Inglês assinava com o seu clube do coração, o Newcastle. Na altura o Newcastle teve de desembolsar mais de 4 milhões de contos, para resgatar o numero 9 da selecção de sua majestade. A transferência tornava se assim na maior de sempre do futebol mundial. Chegou se a dizer, que Alex Ferguson também pretendia o jogador, na mesma altura, no entanto a vontade em representar o seu clube de infância falou mais alto. Ainda assim os seus bons desempenhos foram em vão, já que em dez anos a jogar ao serviço dos Magpies, Shearer não venceu qualquer troféu com a camisola daquele clube.
O seu nome continua a figurar na lista dos melhores marcadores de sempre da Premier League. 559 jogos valeram lhe 283 golos. Representou a selecção durante 8 anos, afastou se em 2000, depois dos Ingleses terem ficado pela primeira fase do Euro nesse mesmo ano. Apontou 30 golos, em 60 jogos pela selecção Inglesa. Foi eleito o melhor jogador da Liga em 95 e 97. Distinguido o melhor jogador Inglês na primeira década da Premier League (1992/2002). E ainda foi terceiro na votação do melhor do mundo pela FIFA em 96, ficando atrás de Ronaldo e Weah. Quem trabalhou consigo, destaca a sua determinação e vontade de vencer, e o seu enorme profissionalismo. Foi um senhor jogador ! Um atleta de eleição ! Espalhou classe pelos relvados Ingleses, e não só !
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...