Jogava-se o Porto - Nacional da Madeira no estádio do dragão, partida referente à segunda jornada da Liga Sagres 09/10. O cronómetro marcava o minuto 35 do primeiro tempo quando o técnico do Nacional, Manuel Machado, me deixou impávido e sereno, graças ao gesto que teve para com um jogador da sua equipa, que tinha acabado de substituir. Tratava se da primeira substituição do Nacional e do encontro.
O treinador da formação insular tinha decidido retirar do jogo o lateral esquerdo Montenegrino Tomasevic, para apostar no Brasileiro Wellington. Só que surpreendentemente, o treinador Minhoto, explicou a Tomasevic, o porquê da sua substituição. Foi possível vermos a conversa entre o treinador e o jogador junto do seu banco de suplentes. Com Manuel Machado a explicar aquilo que queria que o jogador tivesse feito. Como ele não estava a conseguir cumprir o que lhe era pedido, decidiu retirar-lhe do desafio. Tenho pena que não seja sempre assim. Um jogador merece sempre uma satisfação por parte de quem o decide retirar do jogo.
Quando digo que fiquei impávido e sereno, digo porque não me lembro de ter visto coisa parecida, pelo menos no futebol Português. Achei aquilo de uma generosidade tremenda e de uma genuinidade que me acabou por cativar enquanto adepto do desporto rei. Depois deste episódio posso dizer que passei a gostar mais um bocadinho do Manuel Machado, pelo gesto em questão. Adorei ver aquilo !!!
É óbvio que um treinador não é obrigado a justificar-se perante um jogador. O porquê de o ter substituído, ou de o ter colocado numa outra posição, entre outros pormenores, como toda a gente sabe, não são obrigatórios. Mas se o fizer não se perde nada. Não é por tentar explicar ao jogador aquilo que pretende, que deixa de ser melhor ou pior treinador. E até acaba por ser justo da sua parte. Uma justificação fica sempre bem !!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Desertor - com ou sem raz...
. Um olhar sobre os candida...
. Fará Luisão assim tanta f...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Liga Europa - O adversári...
. Um ponto final na maldiçã...
. Liverpool no caminho do B...